Firme na disputa pelo tetracampeonato da Libertadores da América e pelo sétimo troféu do Campeonato Brasileiro, o Tricolor conta com uma arma que tem funcionado bem e fortalecido a equipe na temporada: as bolas paradas. No dia a dia do Centro de Treinamento da Barra Funda, principalmente nas vésperas dos jogos, é comum ver o técnico Edgardo Bauza ensaiando uma série de jogadas e aprimorando as cobranças de faltas (laterais e frontais), escanteios e até laterais. E os frutos pelo trabalho do experiente comandante já são traduzidos em números.
Dos últimos dez gols do Tricolor em 2016, sete foram marcados em jogadas ensaiadas pelo treinador argentino – contando os de rebote de bola parada também. As últimas sete partidas da equipe contaram com gols em cobranças de bolas paradas, que foram fundamentais na classificação do clube nas quartas de final do torneio sul-americano. Diante do Atlético-MG, o São Paulo balançou as redes duas vezes desta maneira.
Na ida, no Morumbi, Michel Bastos aproveitou cobrança de falta para garantir a vitória dos paulistas sobre os mineiros por 1 a 0. Na volta, em Belo Horizonte, Maicon marcou o gol que deu a vaga aos visitantes no revés por 2 a 1. Dos 20 gols anotados pela equipe na competição continental, nove foram através de cobranças de bolas paradas. A eficiência neste quesito animou os são-paulinos, que valorizaram o trabalho de Patón para dar ainda mais força ao time.
“O Bauza mesmo fala para a gente a importância de ter uma bola parada forte, porque muitas vezes isso pode decidir o jogo. Na conversa e no dia a dia, ele mostra o caminho certo e o que a gente tem que fazer. E, felizmente, isso vem dando resultado. As cobranças de bolas paradas podem decidir uma partida e até uma classificação. Então é importante saber aproveitar isso para ter alguma vantagem sobre os adversários”, afirmou o zagueiro Maicon.
Com a mesma eficiência que tem balançado as redes na Libertadores, o Tricolor também soube aproveitar as batidas no Campeonato Brasileiro. Na vitória sobre o Botafogo por 1 a 0 na rodada de abertura da competição nacional, em Volta Redonda, o jovem Lucas Fernandes cobrou falta com categoria para garantir o triunfo dos visitantes. Já no último final de semana, no Morumbi, o zagueiro Lugano testou firme para anotar o gol são-paulino após cobrança de falta diante do Internacional (1 x 2).