Primeiro de abril será um dia de estreias para o Sub-20 do São Paulo. Pela Copa do Brasil, o Tricolor iniciará a busca pelo tricampeonato nacional diante do Brasil de Pelotas, sendo a primeira vez comandado pelo técnico Orlando Ribeiro. A partida acontece neste domingo, às 16h, em Pelotas, no Estádio Bento Freitas.
Com a ida de André Jardine para o time profissional do São Paulo, como auxiliar de Aguirre, Orlando Ribeiro, que comandou o Sub-17 Tricolor nos últimos quatro anos, sendo bicampeão da Taça BH e do Paulistão, estará pela primeira vez a frente do Juniores.
“Um desafio que eu planejava há algum tempo. Quando vim para o São Paulo, o que eu sempre quis foi estudar, planejar, me dedicar ao máximo ao clube, com essa estrutura excelente que oferecem. Estou numa expectativa boa, numa fase de adaptação, mas temos que nos preparar todo dia para novos desafios. Vivo futebol há 40 anos, e me desafio todo dia. Procuro melhorar sempre”, disse o treinador.
Sobre a estreia na Copa do Brasil Sub-20, que o Tricolor foi campeão em 2015 e 2016, Orlando se mostrou otimista, apesar de ter treinado pouco com o grupo, que teve férias pós Libertadores, e cinco jogadores que retornaram apenas na última segunda-feira (26), que estavam com a Seleção Brasileira: Luan, Igor Gomes, Jonas Toró, Helinho e Walce.
“Tenho alguns problemas para o primeiro jogo. Tivemos pouco tempo de preparação, conhecemos pouco do adversário e ainda tem os meninos que retornaram recentemente da Seleção. Conheço 95% do grupo, mas alguns eu não trabalhei nos últimos dois anos e preciso avaliar qual evolução tiveram. Porém, vontade e dedicação já vi que sobra para esse grupo, e isso compensará. Estou confiante que dará certo”, ponderou.
Ex-zagueiro, de 1993 a 1998, com passagens por Atlético Mineiro, Ituano e União Barbarense, Orlando está no Tricolor desde 2010, quando atuou no setor de avaliação do clube. No ano seguinte, assumiu o Sub-15, com o qual foi vice-campeão Paulista. Desde 2014, o treinador estava no Sub-17, e venceu torneios importantíssimos: foram seis troféus, com destaque para o inédito bicampeonato da Taça BH (2016 e 2017) a para o bicampeonato Paulista (2015 e 2016).
Com experiência como jogador, avaliador e treinador, Orlando sabe o peso da camisa do São Paulo em competições de base e passa esse valor diariamente aos seus atletas.
“Vejo um time forte e competitivo sim. A base do São Paulo é assim, desde o Sub-14, que eles alojam, e as grandes competições lá no Sub-1515, eles entram como favoritos em todos campeonatos. Eles não podem se achar super-heróis de serem apontados como favoritos, eles têm que saber lidar com a grandeza do clube que estão. Se eles tiverem isso no comportamento, terão postura de campeão”, explicou.
“Por estar há bastante tempo com eles, e trabalhando sempre em conjunto com outras categorias, eles sabem o tamanho da importância deles em cada campeonato e do favoritismo. Se hoje estão no Sub-20, é porque tiveram ajuda de muitas pessoas aqui desde que chegaram, assim como eu tive”, completou.
Brasil de Pelotas e São Paulo se enfrentam pela primeira rodada da Copa do Brasil neste domingo, às 16h, em Pelotas, Rio Grande do Sul. Caso não vença por dois ou mais gols de vantagem, a partida de volta acontece no dia 5 de abril, quinta-feira, no CFA de Cotia.