Na manhã desta sexta-feira (28) o elenco do São Paulo finalmente desembarcou no Brasil, encerrando assim uma longa viagem de quase 20 horas entre a pequena cidade de Loja, no Equador, e a capital paulista.
Na bagagem o grupo Tricolor trouxe bem mais do que o carinho dos lojanos e o cansaço da interminável jornada de ida e volta ao Equador, que começou na última segunda-feira e teve seis trajetos aéreos e dois terrestres.
Além do ponto conquistado na partida de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana e da vantagem para o confronto no Morumbi, os são-paulinos ganharam em outro aspecto muito importante: união.
Para superar toda a dificuldade imposta pela logística da cidade equatoriana e é claro o desgaste natural, foi preciso muita disposição e acima de tudo respeito. Mesmo cansados, não faltaram demonstrações de amizade entre atletas, membros da comissão técnica e diretoria.
O clima foi de muita descontração. A uniformidade pode ser vista em diversos momentos. Desde as cantorias coletivas nos trajetos de ônibus (independentemente dos gostos musicais todos cantavam e se divertiam), as brincadeiras durante um ou outro período de turbulência no voo, as refeições, os jogos de cartas, até o período de compras no aeroporto.
Essa uniformidade chamou a atenção. Ainda em Loja, na última conversa dos jogadores antes de entrar no gramado do estádio Reina del Cisne, o capitão Rogério Ceni destacou o bom ambiente do grupo.
“Apesar de muito desgastante essa viagem está sendo muito bacana, principalmente pelo ambiente e clima que criamos. Esse tem que ser o espírito. Estamos todos próximos, juntos e assim é que se forma um grupo campeão”, ressaltou o líder do elenco.
Outro jogador de personalidade e ascendência sobre o grupo também percebeu essa sintonia entre os atletas.
“Esta viagem foi muito boa por um simples aspecto. Tivemos a oportunidade de ficar mais tempo juntos do que o de costume. Pudemos resenhar, brincar, se divertir, como se estivéssemos em pré-temporada. Com isso acabamos nos aproximando ainda mais. Esse grupo que sempre foi unido ganhou ainda mais força depois dessa viagem”, completou o volante Denilson.
E no que depender do calendário essa união seguirá crescendo. Após cinco dias no Equador, os jogadores ganharam folga nesta sexta, mas amanhã depois do almoço já embarcam para o sul do país. No domingo o Tricolor enfrenta o Coritiba, na capital paranaense. Nada comparável a épica viagem até Loja, mas com certeza outra grande oportunidade para aumentar ainda mais a força dos são-paulinos.