Diante de um adversário que não perdia nem sofria gols há quatro jogos no Estádio Couto Pereira, o Tricolor se esforçou, até largou na frente, mas acabou derrotado de virada para o Coritiba na noite desta quarta-feira (17), por 3 a 1. Com gols de Joel (2) e Hélder – Michel Bastos anotou o tento do São Paulo -, os paranaenses venceram o duelo válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2014.
Apesar do revés, a equipe são-paulina se manteve na segunda colocação, com 42 pontos, mas viu a sua sequência de nove partidas consecutivas de invencibilidade na competição nacional ser quebrada. Antes de a bola rolar no Paraná, eram sete vitórias e apenas dois empates nos últimos jogos. No próximo final de semana, fora de casa, o Tricolor entrará em campo para medir forças contra o Corinthians e tentará iniciar uma nova etapa positiva.
Com tendinite no joelho esquerdo, o goleiro Rogério Ceni não conseguiu encarar os paranaenses. Já o craque Kaká, suspenso pelo terceiro cartão amarelo no torneio, sequer viajou com a delegação e, assim, deu lugar ao polivalente Michel Bastos.
Dessa forma, com o volante Denilson com a braçadeira de capitão, o técnico Muricy Ramalho escalou o time com Denis; Auro, Rafael Toloi, Edson Silva e Alvaro Pereira; Souza, Denilson, Paulo Henrique Ganso e Michel Bastos; Alexandre Pato e Alan Kardec.
Apesar de conseguir balançar as redes ainda na primeira etapa, o duelo foi truncado antes do intervalo e com poucas oportunidades. O Coritiba até começou a partida mais presente no ataque, com a marcação mais adiantada, e evitou que o Tricolor avançasse.
Para tentar deixar o campo de defesa, os paulistas tentavam aproveitar as descidas dos laterais, mas a partida seguia amarrada e sem grandes emoções. Em ritmo lento, o jogo só esquentou nos minutos finais do primeiro tempo.
Aos 37, após belíssimo lance no ataque do São Paulo, Auro tabelou com Pato, deixou a zaga do Coritiba para trás e finalizou. Ganso aparecia pelo outro lado, mas a bola foi pela linha de fundo. E se o caminho era atacar pelas pontas, os paulistas aproveitaram a brecha para tirar o zero do placar.
Já nos acréscimos antes do intervalo, aos 46 minutos, Auro arriscou o lançamento para Alexandre Pato. Inteligente, o atacante ajeitou de cabeça e Michel Bastos, completamente livre de marcação, encheu o pé no canto esquerdo de Vanderlei. Chute cruzado preciso, sem chances para o goleiro do Coritiba, que nada pôde fazer para impedir o belo gol tricolor: 1 a 0.
Na volta para o segundo tempo, o embate parecia manter o panorama do primeiro, mais fechado e sem velocidade, quando os anfitriões conseguiram virar o marcador em poucos minutos e surpreender o time são-paulino. Aos 14 e 17 minutos, Hélder e Joel, respectivamente, anotaram os gols paranaenses.
Em desvantagem no placar, os paulistas se lançaram ao ataque, trataram de ficar mais tempo com a posse de bola e pressionaram os donos da casa. Aos 30, Auro fez cruzamento para a área, a bola ficou livre para Paulo Henrique Ganso, que encheu o pé. O chute, porém, explodiu em Norberto.
Para dar ainda mais força ofensiva ao time, aos 31 minutos, Muricy promoveu a entrada do artilheiro Luis Fabiano, que recuperado de lesão herdou a vaga do meio-campista Denilson. Pouco depois, desta vez para dar mais mobilidade, Osvaldo foi o escolhido para o lugar de Pato.
No entanto, mesmo mais agressivo e rondando a grande área adversária, o São Paulo não conseguiu impedir a derrota. No contragolpe, já os 40, novamente Joel apareceu para bater o goleiro Denis e decretar o revés são-paulino no Couto Pereira: 3 a 1.