O Tricolor terá representantes do CFA Laudo Natel e do CT da Barra Funda no Sul-Americano Sub-15 que será disputado este mês na Argentina. Além do jovem meio-campista Talles, convocado pelo técnico Paulo Victor Gomes, a Seleção Brasileira contará com outros dois são-paulinos: o fisiologista Marco Aurélio Melo e analista de desempenho Raony Thadeu.
A dupla, que integra a comissão técnica capitaneada por Dorival Júnior, seguiu com a equipe brasileira para Mendoza nesta quarta-feira (1º de novembro) e reforçará a delegação na disputa do torneio continental.
“É uma realização profissional, porque representar o nosso país em qualquer circunstancia é uma grande alegria”, afirmou Marquinhos, como é conhecido no São Paulo, que destacou a experiência profissional que a convocação proporcionará.
“A troca de conhecimento com diversos profissionais de outros clubes, na comissão técnica da seleção, certamente agregará valores importantes para o desenvolvimento na minha área quando retornar ao São Paulo, que foi fundamental nesta convocação”, avaliou o fisiologista, que teve a opinião compartilhada pelo analista de desempenho.
“É uma satisfação grande. Assim como os atletas, nós profissionais da comissão técnica também temos o sonho de chegar à seleção. E o São Paulo me proporcionou isso. Espero fazer um bom trabalho, porque estou orgulhoso com esta oportunidade. Tenho certeza de que a disputa da competição renderá um aprendizado profissional importante com profissionais de outros clubes”, disse Raony Thadeu.
Atual campeão – levantou o troféu na última edição, em 2015, na Colômbia -, o Brasil defenderá o título Sul-Americano Sub-15. No Grupo B, a seleção estreia no dia 6 de novembro, em Mendoza. Todos os jogos do Brasil serão na mesma cidade e horário: 21h (22h de Brasília). Depois de pegar a Bolívia, a equipe brasileira tem pela frente Equador, no dia 8, Croácia, no dia 10, Venezuela, no dia 12, e fecha a primeira fase contra o Peru, no dia 14.
Enquanto o Brasil está no Grupo B, no Grupo A estão Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Paraguai e República Tcheca. Neste ano, o Sul-Americano Sub-15 terá uma novidade. A Conmebol convidou duas seleções europeias para a disputa: República Tcheca e Croácia. Serão dois grupos com seis equipes, classificando-se para a fase final as duas primeiras colocadas de cada chave. Na segunda fase, semifinal e final para decidir o campeão.
De acordo com o regulamento previsto, dentro de cada grupo as seleções se enfrentam entre si, classificando-se as duas melhores de cada chave para a semifinal e posterior final.
Confira a lista de atletas convocados: