A oitava edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino começa nesta sexta-feira, dia 7, na França, e a Seleção Brasileira estreia na competição no domingo (9), às 10h30, contra a equipe da Jamaica. Partida que pode ter a presença da são-paulina Cristiane no conjunto nacional.
A atacante, vice-campeã em 2007 e que participará pela quinta vez de uma Copa do Mundo, é a oitava atleta do clube a disputar a mais importante competição da categoria. Reativado em 2019, o departamento profissional de futebol feminino do Tricolor já contou, também, com jogadoras na edição do Mundial de 20 anos atrás, realizada nos Estados Unidos.
Na época, o São Paulo detinha uma das mais fortes equipes do país (campeã nacional e estadual em 1997 e vice paulista em 1998). O desempenho tricolor levou Maravilha, Nenê, Kátia Cilene, Suzana, Juliana Cabral, Raquel e Andreia à disputa daquela que foi a terceira Copa do Mundo de futebol feminino então realizada.
Em 1999, o Brasil fez uma ótima campanha, conquistando o terceiro lugar nos pênaltis, contra a Noruega (5 a 4; 0 a 0 no tempo normal), após passar, na primeira fase, por México (7 a 1), Itália (2 a 0), Alemanha (3 a 3), e nas quartas de final, pela Nigéria (4 a 3). A única derrota da seleção foi na semifinal, contra os Estados Unidos (0 a 2).
Na campanha, a artilheira Kátia Cilene balançou as redes contra as mexicanas e alemãs e Nenê marcou um contra a Nigéria.
Cabe destacar, ainda, que aquela Seleção contou também com duas ex-jogadoras são-paulinas consagradas: Sissi (então atleta do Palmeiras, mas que fez história no Tricolor entre 1997 e 1998), e Formiga (convocada para aquele certame como atleta da Lusa Sant’Anna, mas que nas duas temporadas anteriores e posteriores defendeu o São Paulo).
Formiga, aliás, é a recordista de participações em Copas do Mundo: a jogadora esteve em todas as edições da competição desde 1995 (completará, agora, sete disputas).
Todas as são-paulinas em Copas do Mundo:
Maravilha
Nenê
Kátia Cilene
Suzana
Juliana Cabral
Raquel
Andreia
Cristiane
O vitorioso elenco do time feminino do São Paulo de 1997
Frente: Tânia Maranhão, Sérgio Gomes (Prep. Goleiros), Romildo (Massagista), Ivete Gallas (Supervisora), Romeu de Castro (Diretor), Rogerio Haman (Diretor), Zé Duarte (Treinador), Toninho (Roupeiro) e Marquinhos (Preparador Fisico). Meio: Daiana, Juliana Sala, Michele Costa, Carol Mello, Luciana, Andréia Marília, Ju Cabral, Kátia Cilene, Talita, Tati, Sissi e Russa. Fundo: Nalvinha, Cris, Karin, Emily Lima, Patricinha, Formiga, Suzana, Grazielle, Karina, Joana D’arc, Didi, Cidinha e Cheny.