Cueva, Mena, Paulo Henrique Ganso e Rodrigo Caio. O São Paulo Futebol Clube contará com quatro atletas nesta edição de 2016 da Copa América. Cueva, recém contratado, está entre os 23 escritos da seleção peruana para a competição e se junta, assim, a Mena, jogador da equipe chilena, e dos brasileiros Rodrigo Caio e Ganso.
Embora Cueva tenha sido convocado enquanto jogador do Toluca, do México (assim, a presença dele não constará da tradicional lista de jogadores convocados), com a transferência do atleta para o Tricolor, o clube é o time brasileiro com mais jogadores envolvidos no certame atual, se tornando, inclusive, o 10º clube com mais representantes entre os 368 jogadores inscritos no torneio.
O São Paulo Futebol Clube, com esses quatro nomes, somente fica atrás, no mundo inteiro, de Tigres-MEX, Universitário-PER e Atlético Nacional-COL, com 6; e Bolívar-BOL, Atlético de Madrid-ESP, Sporting Cristal-PER, Barcelona-ESP, Porto-POR e Paris Saint-Germain-FRA, com 5.
A última vez que o São Paulo havia contado com no mínimo quatro jogadores na disputa sul-americana foi em 1993, quando seis são-paulinos integraram a seleção brasileira (Cafu, Válber, Müller, Palhinha, Zetti e Elivélton). O clube nunca havia cedido atletas para três seleções em uma única edição.
O Tricolor, aliás, também mostra tradição em número de presenças de estrangeiros defendendo as próprias seleções no torneio. Além dos participantes deste ano, já citados, pelo Chile foram relacionados anteriormente Rojas (1989), Sierra (1995) e Maldonado (2001); pelo Equador, Carabalí (1999) e Reasco (2007); pela Colômbia, Aristizábal (1997) e, por fim, pela Venezuela, Rondón (2004).
Cabe dizer ainda que, com Ganso e Rodrigo Caio, o Tricolor completa o número de 40 jogadores inscritos na história do Campeonato Sul-Americano/Copa América pela Seleção Brasileira, perfazendo um total de 49 convocações para o time do Brasil desde 1945. Destes, 11 chegaram a ser campeões com a camisa canarinho: Mauro, Ruy, Bauer e Noronha (1949); Zé Teodoro (1989); Denílson (1997); Serginho (1999); Luis Fabiano e Gustavo Nery (2004); Alex Silva e Josué (2007).
Desde que o São Paulo foi fundado, em 1930, somente o Vasco da Gama teve mais convocações para o maior torneio sul-americano de seleções (54).
Por fim, tomam parte na comissão técnica da seleção brasileira na Copa América Centenário o roupeiro Ratinho, o fisioterapeuta Betinho, e o inesquecível e eterno capitão do Tricolor, Rogério Ceni, transformando esta edição da competição americana em uma das mais são-paulinas em todos os tempos.
RELAÇÃO DE TODOS OS TRICOLORES CONVOCADOS PARA A COPA AMÉRICA PELA SELEÇÃO BRASILEIRA
RELAÇÃO DE TODOS OS TRICOLORES CONVOCADOS PARA A COPA AMÉRICA POR OUTRAS SELEÇÕES
*Cueva (Peru) foi convocado como jogador do Toluca – pode ser contabilizado com jogos pela seleção enquanto atleta do São Paulo, dependendo do critério, mas não pode ter convocações assim contabilizadas.
Agradecimentos a André do Nascimento Pereira