Começou nesta segunda-feira (25) a 10ª Copa das Escolas do São Paulo FC, evento que reúne as escolinhas de futebol licenciadas do clube. Neste ano, assim como em 2010, a sede do evento é a cidade de São Paulo – as partidas acontecem no CT de Guarapiranga, e a final está marcada para a próxima sexta-feira (29).
Cerca de 24 escolas com equipes nas categorias sub-11 e sub-13, entre meninos e meninas, estão no torneio. Além das unidades paulistas, atletas de Cuiabá, Brasília, Curitiba e Campo Grande vieram a São Paulo para a competição.
“É muito gratificante termos chegado à 10ª edição do evento, pois isso mostra o quanto os campeonatos são um sucesso entre as escolinhas”, diz Paulo Cruz, um dos responsáveis pelo campeonato.
“Já disputamos há cinco anos e é sempre muito bom, inclusive o Ademilson chamou a atenção do São Paulo justamente em um campeonato assim. Para os meninos é uma experiência única, muito esperada, uma vitrine. Eles ficam com a ansiedade à flor da pele, já que para muitos é o primeiro campeonato que disputam”, explica Ewerton Gomes, coordenador técnico da escola de Santos.
E os atletas não conseguem esconder a ansiedade, estampada nos rostos de cada jogador antes de entrar em campo pela primeira vez. “Tem que ter paciência, às vezes pode nos atrapalhar e por isso a gente tenta se concentrar, pois é um momento muito esperado pra gente”, afirma Matheus, da equipe de São Bernardo.
A zagueira Daniele, também de São Bernardo, destacou-se no primeiro dia do evento comandando a zaga da equipe. “Sempre participei de campeonatos com os meninos, então pra mim não é novidade. A seriedade com que eles jogam é a mesma, ninguém alivia pra mim”, completa a jogadora.