E o Campeonato Brasileiro tem um novo líder. Na base da raça, o São Paulo venceu o Figueirense por 2 a 1, no Morumbi, e foi aos 26 pontos na tabela de classificação, dois a mais que Cruzeiro e Internacional, que jogarão neste domingo. De quebra, o time ainda ganhou embalo para o decisivo duelo da próxima quarta-feira, quando enfrentará o Estudiantes (ARG), em jogo válido pelas quartas-de-final da Taça Libertadores da América.
O jogo
O Tricolor começou a partida com força total. Logo no primeiro lance Ricardo Oliveira, de calcanhar, tocou para Mineiro, que só ajeitou para Danilo. O camisa dez chutou da entrada da área para fora, com perigo. A pressão inicial continuou e, aos três minutos, saiu o primeiro gol da partida. Lúcio escapou pelo meio e deu passe para Thiago, que avançou pela esquerda e cruzou na medida para Ricardo Oliveira, de cabeça, fazer 1 a 0. Foi o quinto gol do camisa 12, que passou a ser o artilheiro são-paulino na competição.
Mesmo com a vantagem no marcador, o São Paulo não diminuiu o seu ritmo. Aos 13min, Ricardo Oliveira cobrou falta e mandou por cima do gol de Andrey. Dois minutos depois, o goleiro do Figueirense se antecipou a Mineiro, que havia recebido passe de Danilo. O Figueirense assustou pela primeira vez aos 21min, quando após boa troca de passes, a bola chegou até o lateral-esquerdo Fininho, que falhou na hora da finalização. O São Paulo respondeu aos 25min, quando Souza tentou lançar Ricardo Oliveira, mas o goleiro do Figueirense, esperto, impediu que a bola chegasse até o matador do Morumbi.
Aos 32min, Thiago, sempre levando perigo pela esquerda, cruzou para Ricardo Oliveira, que foi travado pelo zagueiro Tiago Prado no momento da finalização. Cinco minutos depois, o time catarinense tentou novo ataque com Flávio, que tocou para Marquinhos Paraná, recebeu cruzamento e testou para o gol. Rogério Ceni, bem colocado, fez a defesa. Aos 39min, o Figueirense quase encontrou o empate. Após passe de Soares, Schwenk arriscou o chute e a bola passou muito perto da trave direita tricolor.
O São Paulo respondeu aos 41min. Após falha na saída de bola do zagueiro Henrique, Danilo cruzou para Ricardo Oliveira. Andrey, mais uma vez, se antecipou e fez o corte. No último ataque tricolor do primeiro tempo, Souza arriscou chute rasteiro da entrada da área e mandou para fora.
Os dois times voltaram com as mesmas formações para a etapa complementar. O São Paulo, no seu primeiro ataque, quase fez aos dois minutos de jogo. Lúcio fez belo passe para Ricardo Oliveira, que deixou Thiago na cara do gol. O atacante bateu para fora, com muito perigo. Erradamente, o lance foi anulado pela arbitragem, já que o camisa 19 não estava impedido. O Figueirense respondeu aos 7min com Schwenk, que avançou pela direita e cruzou na medida para Soares. André Dias se antecipou e evitou o que poderia ser o gol de empate.
O Figueirense veio com uma postura mais ofensiva, enquanto que o São Paulo passou a atuar do jeito que mais gosta, nos contra-ataques. O problema é que o jogo ficou muito faltoso no segundo tempo. As jogadas bruscas apareceram de lado a lado e, com isso, a qualidade da partida caiu. Aos 14min, o Figueirense encontrou o seu gol. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Tiago Prado subiu mais alto que a sua marcação e testou firme, no canto esquerdo de Rogério Ceni. Imediatamente, o técnico Muricy Ramalho fez uma alteração, colocando Alex Dias na vaga de Thiago. Cinco minutos depois, Leandro entrou na vaga de Souza.
O time voltou a criar aos 26min, quando Alex Dias deu passe açucarado para Lúcio, que perdeu um gol inacreditável. Aos 28min, foi a vez de Danilo, após toque de Mineiro, errar no momento da finalização. O técnico Muricy Ramalho resolveu então fazer a sua última alteração ao colocar o ex-palmeirense Ilsinho na vaga do camisa dez. Mas a marcação do Figueirense dificultou bastante as coisas para o time do Morumbi.
Aos 38min, Josué cruzou e Ricardo Oliveira cabeceou em cima de Andrey. Três minutos depois, Ilsinho fez grande jogada pela direita e bateu forte. O goleiro do Figueirense rebateu e, na sobra, Alex Dias chuta em cima de Andrey, que faz um milagre. Mas, aos 46min, na base da raça, o Tricolor marcou o segundo gol. Após cobrança de escanteio de Lúcio, André Dias testou no canto direito do gol catarinense e garantiu o sétimo triunfo da equipe nos sete jogos disputados no estádio do Morumbi.
Ficha técnica
São Paulo: Rogério Ceni; André Dias, Lugano e Edcarlos; Souza (Leandro), Josué, Mineiro, Danilo e Lúcio; Thiago (Alex Dias) e Ricardo Oliveira.
Técnico: Muricy Ramalho
Figueirense: Andrey; Flávio, Chicão, Tiago Prado e Fininho; Carlos Alberto, Henrique, Marquinhos Paraná e Cícero; Schwenk e Soares.
Técnico: Waldemar Lemos
Gols: Ricardo Oliveira, aos 3min do primeiro tempo. Tiago Prado, aos 14min e André Dias, aos 46min do segundo tempo
Cartões amarelos: André Dias, Chicão, Flávio e Soares
Juiz: Héber Roberto Lopes (PR)
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)