Com oito times estrangeiros, Tricolor buscará tetracampeonato da Copa RS

Com oito times estrangeiros, Tricolor buscará tetracampeonato da Copa RS

Calendário 13/10/2018 - 17:23

Tricampeão consecutivo da Copa Internacional Ipiranga de Futebol Sub-20, popularmente conhecida como Copa RS, o São Paulo buscará o tetracampeonato a partir de 30 de novembro. A Federação Gaúcha de Futebol, organizadora da competição, marcou o período, times participantes e sedes do torneio em 2018.

A bola rolará no Rio Grande do Sul em quatro sedes, dentre elas o Campo da PUC/RS e SESC, em Porto Alegre, de 30 de novembro a 16 de dezembro, com transmissão ao vivo pelos canais SporTV. Em 2018 serão 20 clubes participantes, sendo 12 brasileiros e oito internacionais, todos com atletas nascidos a partir de 1º de janeiro de 1998 (Sub-20), podendo ainda serem inscritos até cinco atletas nascidos a partir de 1º de janeiro de 2001 (Sub-17).

Além do São Paulo, participarão Grêmio, Internacional, Palmeiras, Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Santos e Vasco. Entre os clubes estrangeiros, estão confirmados os argentinos Boca Juniors, River Plate, Racing e Independiente, os uruguaios Peñarol, Defensor e Nacional, além da equipe mexicana do Toluca.

“É muito bom você ter equipes internacionais, de grande nível, nos dá parâmetro do futebol da América, experiência. Se a gente tiver uma libertadores, será um parâmetro para sabermos como estão as outras equipes. Só vem a somar, engrandecer a RS e o futebol de base brasileiro”, analisou Orlando Ribeiro, técnico do Sub-20 do São Paulo. 

Por ser campeão da Copa do Brasil, o Tricolor disputará no fim do ano a Supercopa, contra o Campeão Brasileiro, podendo garantir vaga na Libertadores da América, competição em que foi campeão em 2016 e participou em 2018, no Paraguai e no Uruguai, respectivamente.

A Copa Internacional Ipiranga de Futebol Sub-20 foi idealizada e criada em 2006. Dos 11 títulos disputados, o São Paulo ficou com os três últimos: 2015, 2016 e 2017, sobre Atlético-MG, Botafogo e Palmeiras, respectivamente.

“O São Paulo é tricampeão, aumenta muito nossa responsabilidade. Somos considerados favoritos em todas competições que participamos, pela grandeza do São Paulo, e nessa, com esse histórico, mais ainda. Tentaremos fazer o mesmo, sair de lá campeão. Não será fácil, mas temos condições para isso”, disse Orlando Ribeiro.

Somado a busca do título, a Copa RS tem grande valia para os clubes que disputam a Copa São Paulo de Futebol Júnior. O torneio no Rio Grande do Sul é utilizado de preparação para a tradicional competição realizada em janeiro, a maior competição de base do país.

“A Copa RS é uma preparação para a Copa São Paulo, por proximidade com o torneio (dezembro/2018-janeiro/2019). A gente já costuma dizer que é um torneio que temos que ir bem para nos preparar e ir bem também na Taça. Vamos usar de preparação e estamos atentos para fazer um bom torneio”, finalizou.

 

 

 

 

 

Compartilhe esse conteúdo

Deixe seu comentário