A equipe sub-20 do São Paulo estreou na noite deste domingo (31) na Libertadores da América da categoria, no Paraguai. Jogando contra o time da casa, o Libertad, o Tricolor jogou desde o início do primeiro tempo com um jogador a menos, e no segundo teve mais um expulso. Mesmo assim, levou a partida na raça e no fôlego até o fim, conquistando um empate heroico e um ponto na tabela.
O São Paulo foi a campo com Perri; Foguete, Lyanco, Maidana e Inácio; Banguelê, Arthur e Lucas Fernandes; David Neres, Pedro e Luiz Araújo. A partida, desde o primeira minutos, era de muita marcação e chegada forte, deixando o jogo truncado. O São Paulo teve a primeira boa chance aos sete minutos, em cruzamento preciso de Foguete, Pedro cabeceou para o gol, mas a bola saiu por cima do travessão.
Cinco minutos depois, após cobrança de escanteio, o árbitro Germán Delfino expulsou o atacante Pedro de forma direta alegando que o camisa 18 teria chutado o jogador adversário. Com um a menos, o São Paulo colocou a bola no chão e aumentou a troca de passes para tentar cansar menos. Em boa triangulação, Lucas Fernandes finalizou da entrada da área, balançando a rede pelo lado de fora.
Depois da parada técnica para hidratação, Lucas Fernandes arriscou dois bons chutes de fora da área, mas o goleiro, bem posicionado, defendeu com tranqüilidade. No lance seguinte, em chute de fora da área, Bruno Mendieta, do Libertad, arriscou o chute no canto, rasteiro, fazendo 1 a 0 para o time da casa.
O Tricolor não se entregou, foi para cima, e aos 42 minutos do primeiro tempo, em ótima jogada individual de Luiz Araújo, o empate saiu. O camisa 20 correu desde o meio de campo driblando três atletas e chutou com força, rasteiro e no canto do goleiro adversário. A bola bateu caprichosamente na trave e entrou. 1 a 1, fim de primeiro tempo.
No segundo tempo, o time de Cotia foi para cima. Inácio saiu da defesa driblando os adversários e chutou com força, obrigando o goleiro Ever Mereles a trabalhar. Depois, Luiz Araújo, em jogada semelhante a do gol, mas pela lateral, também fez fila, chutou e quase virou a partida. Aos 10 minutos, mais uma decisão precipitada do juiz, que deu o segundo cartão amarelo para Inácio e deixou o Tricolor com nove atletas.
Para recompar a marcação, David Neres saiu para a entrada de Gabriel. O técnico André Jardine, inconformado com as escolhas da arbitragem desde o primeiro tempo, também foi expulso, deixando o time aos cuidados do preparador físico Kako Perez. O Libertad, com dois de vantagem, começou a chegar mais na meta são-paulina. Correndo em todas as bolas, os atletas começaram a sentir o cansaço e sofrer câimbras, fato que obrigou serem feitas as duas outras substituições: Lucas Fernandes e Luiz Araújo deram lugar para Queiroz e Murilo.
Aos 40 minutos, por falta dura em Foguete, no meio de campo, o camisa 10 do time paraguaio, Hugo Romero, que havia entrado no segundo tempo e já tinha cartão amarelo, foi expulso. O árbitro, para maior irritação dos tricolores, deu seis minutos de acréscimos. Os atletas correram até o último segundo, e Lucas Perri, em uma defesa heroica, garantiu o empate do São Paulo.
Na partida preliminar, entre as outras duas equipes do grupo, Indepediente Del Valle e Melgar empataram em 1 a 1. Na próxima rodada, o Tricolor encara o Independiente Del Valle, na quarta-feira (3), às 18h , horário local, e 19h do horário de verão de Brasília.
LIBERTAD X SÃO PAULO
Local: Estádio Dr. Nicolás Leoz, Assunção,
Paraguai
Data: 31/01/2016, (domingo)
Horário: 21h15 (de Brasília)
Árbitro: Germán Delfino (Argentina)
Auxiliares: Ariel Scime (Arg) e Gabriel Chade (Arg) – Quarto
árbitro: Jorge Osorio (Chile)
SÃO PAULO: Perri; Foguete, Lyanco, Maidana e
Inácio; Banguelê, Artur e Lucas Fernandes (Queiroz); David Neres
(Gabriel), Pedro e Luiz Araújo (Murilo). Técnico:
André Jardine