O São Paulo se recuperou em grande estilo da derrota para o Mogi. Jogando fora de casa, o Tricolor derrotou o Flamengo por 105 a 92 e impôs a primeira derrota ao atual campeão do NBB. Com o terceiro triplo-duplo em quatro jogos, Georginho foi o principal destaque da equipe, com 24 pontos, 10 rebotes e 11 assistências, mas a marca do time foi o desempenho coletivo: os cinco jogadores que iniciaram a partida terminaram com mais de dois dígitos de pontuação: o veterano Shamell marcou 24 pontos e quatro rebotes. Renan anotou um duplo-duplo, com 21 pontos e 11 rebotes, enquanto Murilo e Léo Meindl contribuíram respectivamente com 13 e 14 pontos.
O confronto também foi marcado pelo impressionante número de cestas de três pontos: Flamengo e São Paulo combinaram para 41 disparos certeiros da linha do perímetro (23 pelo lado Tricolor e 18 do rubro-negro). Os comandados de Claudio Mortari contaram com um excelente aproveitamento de quase 49% para construir o placar.
O primeiro quarto deu a tônica do que estava por vir. O São Paulo aproveitou que estava com a pontaria afiada na linha do perímetro e construiu praticamente todo seu jogo na primeira etapa nos tiros de longa distância. Foram nada menos que oito acertos em 11 tentativas, mais de 72% de aproveitamento com destaques para Shamell (três acertos em quatro tentativas) e Renan (quatro em cinco). Os rubro-negros também investiram nos arremessos de três e acertaram cinco disparos em 12 tentados.
O adversário conseguiu encaixar a marcação na segunda etapa e aí o cenário se inverteu: com a mão calibrada, foi a vez dos flamenguistas utilizarem os tiros longos para golpear o Tricolor e conseguiram um aproveitamento de 60% (seis em dez). A defesa ajustada não impediu que os são-paulinos continuassem pontuando de longa distância, mas o nível de eficiência despencou na segunda etapa (apenas 33% de longa distância). Com dificuldades de infiltração, o Tricolor viu o rival virar o placar e ir para o intervalo com cinco pontos de vantagem (53 a 48).
Já dava para imaginar que dificilmente o cenário se alteraria nos últimos dois períodos. O São Paulo voltou com a marcação mais acertada e passou a contestar praticamente todos os arremessos do adversário, o que mais uma vez equilibrou a partida e deixou o duelo totalmente aberto. A equipe de Claudio Mortari chegou a colocar seis pontos de frente no marcador, mas os flamenguistas reagiram e Franco Balbi, em dois disparos de três, mais uma vez colocou os cariocas com pequena vantagem.
Veio o último quarto e foi aí que Georginho chamou a responsabilidade. O armador marcou 14 pontos no período e pegou quatro rebotes para ajudar o Tricolor a mais uma vez voltar à liderança, mas dessa vez para não mais ser ultrapassado. O jogo se manteve extremamente equilibrado e a seis minutos do fim, os flamenguistas lideravam por cinco pontos. Com um jogo coletivo muito eficiente, o time voltou a dificultar as ações ofensivas do rival, que teve apenas 32% de aproveitamento dos arremessos de quadra, e levou a melhor nos rebotes (14 a 10), para conseguir derrubar o atual campeão.
O Tricolor agora volta à quadra no próximo sábado para mais um difícil compromisso. Às 12h50, recebe o Minas de Leandrinho e Alex no Ginásio Antonio Leme Nunes Galvão, no Morumbi, com entrada grátis.