Um dos clubes do interior mais tradicionais do futebol paulista, o Botafogo-SP enfrentará pela centésima vez o São Paulo. Adversário do Tricolor nesta quarta-feira (23), às 22h (de Brasília), no Pacaembu, a equipe de Ribeirão Preto já esteve 99 vezes frente a frente contra o time da capital. E o retrospecto favorece os são-paulinos, que levaram a melhor na maioria dos confrontos e precisam de mais um triunfo diante da ‘Pantera’ para se recuperar na temporada 2016.
Até aqui, foram 53 vitórias do São Paulo, 29 empates e 17 triunfos do Botafogo-SP, que balançou as redes 93 vezes e sofreu 166 gols. O primeiro duelo entre os clubes foi no dia 23 de outubro de 1938. Na ocasião, com gols de Paulo (2) e Mendes, o Tricolor ficou no empate por 3 a 3 com o rival, que anotou os gols na partida disputada no Estádio Vila Tibério com Bicudo, Athayde e Mingo. Já o último embate entre as equipes foi na edição 2015 do Paulistão: vitória por 2 a 0 do ‘Bota’ com gols de Vitor e Gimenez, no Estádio Santa Cruz.
Pelo Estadual, competição que colocará os times em ação, a vantagem também é do São Paulo, que venceu 47 das 87 partidas e foi derrotado apenas 14 vezes, além de 26 empates.
Como mandante (de modo geral), cenário desta quarta para o Tricolor, o retrospecto é ainda mais animador: somente um revés em 42 confrontos. Neste período, foram 33 vitórias e oito empates. O sistema ofensivo são-paulino anotou 87 gols, enquanto a defesa sofreu 23.
Com 21 jogos – 14 vitórias, quatro empates, três derrotas e três gols marcados -, Roberto Dias é o são-paulino que mais disputou o embate na história. Já Serginho Chulapa, com nove gols em 14 partidas, é o tricolor que mais vezes superou a zaga do Botafogo-SP. Por fim, com 12 vitórias e três empates em 15 jogos, Jurandir é o principal jogador do Tricolor invicto nos duelos com a ‘Pantera’.