Antes de a bola rolar na noite da última quinta-feira (22), no Estádio Alfredo Jaconi, pelo duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, o Tricolor foi homenageado pelo Juventude. O clube gaúcho presenteou os paulistas com camisas e uma placa. O motivo? Em 1961, após um grave acidente de ônibus da equipe de Caxias do Sul, o São Paulo ajudou o Juventude e emprestou dois atletas ao alviverde.
Na ocasião, após enfrentar o Grêmio, em Porto Alegre, a delegação do Juventude retornava para Caxias do Sul quando um automóvel – provavelmente atrapalhado pela forte neblina da Serra Gaúcha – perdeu o controle e chocou-se contra um dos veículos do comboio do Juve. O acidente resultou em sete jogadores severamente feridos e, assim, todos acabaram afastados da competição estadual. O patrono do clube, Sr.Silviro Cassina, também sofreu uma grave lesão durante a colisão.
Então, ao tomar conhecimento do fato, o São Paulo deu total suporte aos alviverdes, emprestou dois atletas de seu elenco e desembolsou uma quantia em dinheiro para ajudar o Juventude, que até hoje – 55 anos depois – expressa o sentimento de gratidão ao Tricolor. O vice-presidente de futebol do clube, José Alexandre Medicis da Silveira, e o diretor executivo de futebol Marco Aurélio Cunha receberam a homenagem dos gaúchos.
Confira as imagens!