Palco da partida contra o Santos na próxima quinta-feira (13), às 21h (de Brasília), o Pacaembu guarda memoráveis histórias ao torcedor são-paulino. E os números contra os arquirrivais – Corinthians, Palmeiras e Santos – são favoráveis ao Tricolor. Em 332 jogos no Estádio Paulo Machado de Carvalho – Majestoso, Choque-Rei e San-São -, foram 128 vitórias do São Paulo, 86 empates e 118 triunfos dos adversários. O ataque balançou as redes 536 vezes, enquanto o sistema defensivo sofreu 507 gols.
No San-São, a vantagem no Pacaembu é do Tricolor. Até aqui, foram 70 duelos: 37 vitórias, 11 empates e 22 derrotas. E para conquistar um resultado positivo diante de um grande rival e, consequentemente, fazer o time são-paulino reagir no Campeonato Brasileiro de 2016, o meio-campista Thiago Mendes quer o time concentrado. “Contra o Palmeiras, o São Paulo foi bem, mas tomamos gols de bola aérea. Tem de entrar focado, quando não entra perde muito”, avaliou o camisa 23, que completou.
“Precisa entrar mais focado no clássico em busca daquele algo a mais. Querer ganhar, todos têm de entrar com mesmo pensamento. Seja no Morumbi ou no Pacaembu, o que importa é somar ponto. Será difícil, mas temos convicção de que poderemos vencer o Santos. Jogamos bem contra o Flamengo, que é vice-líder, mas não vencemos. Vamos trabalhar para tentar conquistar um resultado positivo no clássico”, afirmou.
No primeiro turno da competição nacional deste ano, os santistas levaram a melhor e venceram por 3 a 0 o clássico da paz. Em ação inédita no futebol brasileiro, as delegações de São Paulo e Santos chegaram juntas para o San-São. Em evento idealizado pela agência África e com apoio da Brahma, os clubes protagonizaram um marco no país com a iniciativa e promoveram a paz entre as torcidas.