“A participação dele nos jogos é impressionante. Bate bem na bola, é forte, e participa bem. Gosto bastante”. As palavras do técnico Ricardo Gomes resumem o início arrasador do atacante Chavez no Tricolor. O camisa 9, que tem deixado a sua marca nos últimos jogos e está cada vez mais adaptado ao clube, mostra também nos números que tem sido decisivo para fortalecer a reação do São Paulo no Campeonato Brasileiro.
Com seis gols marcados em nove jogos, o argentino tem o melhor início na equipe são-paulinas dos últimos dez anos. A estatística do centroavante ganha ainda mais importância diante de tantos goleadores que passaram pelo Tricolor neste período e foram superados pelo camisa 9, como Aloísio ‘Chulapa’, Ricardo Oliveira, Washington, Borges, Adriano, Fernandão, Luis Fabiano (em sua última passagem), Calleri e Alexandre Pato, por exemplo.
Com a pontaria calibrada, Chavez rapidamente deu mais força ao sistema ofensivo e agora lidera o ranking dos últimos dez anos como o maior artilheiro do São Paulo em ‘inícios de trajetórias pelo clube’. Desde Christian, na memorável temporada de 2005 – em que o Tricolor conquistou o Mundial de Clubes, a Libertadores da América e o Campeonato Paulista -, um atleta não tinha um começo tão goleador no Tricolor.
E se computados os jogadores deste século, desde 2001*, o argentino também faz bonito e aparece na terceira colocação deste ranking. Assim, Chavez ocupa a terceira colocação no geral, atrás apenas de Reinaldo, que balançou as redes oito vezes nos primeiros dez jogos, e Luis Fabiano, que marcou sete gols no início de suas duas primeiras passagens pelo São Paulo, em 2001 e 2002.
O centroavante argentino brigará pelo topo desta seleta artilharia nesta quinta-feira (15), às 21h (de Brasília), no Morumbi, quando fará o seu décimo confronto pelo clube: diante do Cruzeiro, pela 25ª rodada da competição nacional.
Vale lembrar que o goleador afirmou, recentemente, estar em casa no clube. “Individualmente, estou muito contente. Coletivamente, sei que vamos melhorar ainda mais. Vejo pelo lado positivo a oportunidade de marcar os gols, porque sabia que teria alguma expectativa após a passagem do Calleri, que foi muito boa e importante para o clube. Junto com essa minha boa fase, quero fortalecer o coletivo. Felizmente tem dado resultado, mas seguirei trabalhando para melhorar ainda mais isso”, afirmou o goleador, que completou.
“Estou contente, porque atacante quer marcar sempre. O apoio da torcida também tem sido importante. Vou tratar de manter a confiança dos torcedores, e que eu possa ajudar com gols em busca de novas vitórias. É isso que buscamos”, acrescentou Chavez, que tem início no Tricolor melhor do que Calleri. Nos primeiros nove jogos pelo São Paulo, o jogador balançou as redes seis vezes. Seu antecessor, agora no West Ham, da Inglaterra, alcançou o mesmo número de gols depois de 18 partidas.
Confira os jogadores que mais marcaram gols nos primeiros dez jogos pelo Tricolor nos últimos dez anos:
Veja também os jogadores que marcaram mais gols nos primeiros dez jogos pelo Tricolor neste século:
*Listas feitas entre todos os atacantes e meia-atacantes deste século (desde 2001) que tenham feito 10 jogos no mínimo.