Centenário de Vilanova Artigas

Centenário de Vilanova Artigas

Calendário 23/06/2015 - 12:23
Divulgação
Arte: Gláuco Diógenes
Divulgação
Arquivo Histórico do São Paulo FC
Divulgação
Arquivo Histórico do São Paulo FC
Divulgação
Arquivo Histórico do São Paulo FC
Divulgação
Arquivo Histórico do São Paulo FC
Divulgação
Arquivo Histórico do São Paulo FC
Divulgação
Arquivo Histórico do São Paulo FC

Hoje, 23 de junho, comemora-se o centenário de um dos maiores nomes da arquitetura nacional: João Batista Vilanova Artigas. Foi Artigas aquele que primeiro imaginou o Estádio do Morumbi, sendo o responsável pelo projeto original do maior estádio particular do Brasil, hoje. 

 

VILANOVA ARTIGAS

O engenheiro e arquiteto João Batista Vilanova Artigas foi um gênio de sua época. Era adepto do “brutalismo”, concepção de arquitetura que realça o concreto exposto, sem uso de tintas ou revestimentos, deixando as construções com aspecto natural, tornando-as impactantes e puras. Seu estilo peculiar deu origem ao gênero conhecido como “Escola Paulista”. Entre suas principais obras, além do Morumbi, se encontram o edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, o prédio Louveira, em Higienópolis, o Parque CECAP, em Guarulhos e o Hospital São Lucas, em Curitiba.

 

O MORUMBI

Em 1952, quando o São Paulo iniciava o grande sonho de erguer um gigante em meio ao nada, três escritórios de arquitetura famosos apresentaram projetos para o futuro estádio: A empresa soviética Antonov & Zolnerkevic, a firma de Gilberto Junqueira Caldas e o escritório de Vilanova Artigas, Gastão Rachou Jr, José Carlos Pinto, Carlos Cascaldi e David Ottoni.

O projeto russo era o mais grandioso. Complexo e futurista, com cobertura retrátil e de vidro. Entretanto a vencedora foi a concepção de Vilanova Artigas. O principal atrativo desse projeto era a capacidade de público: 120 mil pessoas, originalmente. O menor custo de manutenção do estádio, nessa concepção, também foi um fator decisivo.

Em 10 de março de 1953, o São Paulo FC apresentou ao público a maquete da futura praça esportiva. O projeto original contava com estádio de futebol, ginásio poliesportivo ao estilo “Morumbizinho” com capacidade para 20 mil pessoas, praça de atletismo e parque aquático com três piscinas (uma olímpica), ambos com arquibancadas para 5 mil pessoas, além de diversas quadras poliesportivas e sede social. Mas em 1954, Artigas doou os direitos do projeto ao próprio clube, que realizou alterações na concepção a fim de aumentar ainda mais a capacidade do estádio (unificou dois níveis de arquibancadas). Quando inaugurado concluído, em 1970, a capacidade era para 156 mil pessoas – o maior estádio particular do mundo.

O projeto de Vilanova Artigas deu origem a uma construção forte, robusta, de linhas arrojadas e ao mesmo tempo agressivas. As 72 famosas colunas em “y”, chamadas gigantes, sustentam 700 toneladas de peso cada uma. Verdadeiramente uma estrutura colossal, tanto que o programa “O Mundo Sem Ninguém – América Latina”, do History Channel, afirmou, categoricamente, que o Estádio do Morumbi seria uma daquelas obras que durariam milênios, mesmo sem ninguém para resguardá-la.  

 

O DOCUMENTÁRIO


Para celebrar o centenário do grande arquiteto, a Olé Produções, Laura Artigas e Pedro Gorski realizaram o documentário “Vilanova Artigas – O Arquiteto e a Luz”. O documentário estreia dia 25 (quinta-feira) no circuito do Espaço Itaú de Cinema. 

Saiba mais sobre a produção em conteudopublicacoes.com.br/artigas/

Confira o trailer sobre o estádio do Morumbi, o oficial do documentário e a agenda de eventos:

 

Cinema

25/6 – A partir dessa data, a exibição do documentário Vilanova Artigas: O Arquiteto e a Luz, de Laura Artigas, nas salas do Espaço Itaú de Cinema

Palestra

1º/7 – o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que foi assistente de Artigas, fala sobre ele no Itaú Cultural, às 20h. Entrada franca

Livro

1º/7 – Historiadora Rosa Artigas, filha do arquiteto, lança Vilanova Artigas, em que são analisados 43 dos seus 700 projetos, selecionados pelo arquiteto Marco Artigas, neto do homenageado 

Infantil

11/7 – lançamento do livro A Mão Livre do Vovô, às 14h30, com desenhos de Artigas para crianças

 

OCUPAÇÃO VILANOVA ARTIGAS

Itaú Cultural. Av. Paulista, 149, 2168-1776. 3ª a 6ª, 9h/20h; sáb. e dom., 11h/20h. Abre hoje, 20h, para convidados. Grátis. Até 9/8.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe seu comentário