No treino deste sábado, véspera da partida contra o Botafogo, pela sétima rodada do Campeonato Paulista, em Ribeirão Preto, o técnico Paulo Cesar Carpegiani inovou. O jovem zagueiro Luiz Eduardo, de apenas 17 anos, que já entrou no decorrer dos jogos contra Santos e Linense, nas últimas rodadas, treinou entre os titulares.
Mas não foi só a presença do zagueiro que deixou a equipe diferente para o confronto de domingo. Carpegiani manteve Xandão e Miranda e pela primeira vez desde que assumiu o São Paulo, em outubro de 2010, deve atuar com uma linha de três zagueiros, esquema utilizado pelo Tricolor nas últimas grandes conquistas do clube, inclusive no Mundial.
Rogério; Luiz Eduardo, Xandão e Miranda; Ilsinho, Jean, Souto, Rivaldo e Juan; Dagoberto e Fernandinho treinaram entre os titulares, numa atividade tática que o técnico deu ênfase também a jogadas de bola parada.
Em 16 jogos à frente do Tricolor, Carpegiani escalou três zagueiros apenas duas vezes, porém, nunca no esquema 3-5-2. Tanto diante do Ceará, pelo Brasileiro/10, com Renato Silva, como diante do Americana, pelo Paulista/11, com Xandão, os defensores foram escalados na lateral direita, formando uma linha de quatro zagueiros.