Foi de virada. Foi de forma espetacular. Foi pra consolidar todo o excelente trabalho feito no CFA Laudo Natel, e especialmente uma geração brilhante moldada em Cotia: de virada, sobre o Flamengo na casa do adversário e com direito a golaço, o São Paulo venceu o Flamengo por 3 a 1 e levantou o título da primeira Copa do Brasil Sub-17.
No primeiro jogo da final, em um sonho realizado pelos garotos, o Tricolor jogou no Morumbi. Diante de uma animada torcida, o time fez um grande jogo, teve chance de golear, mas o placar terminou em 2 a 0 para a equipe, gols de Gabriel Boschilia e Joanderson, esse último artilheiro da competição (com sete gols). Para a segunda partida, a equipe perdeu o goleador, suspenso, mas isso não dificultou as coisas para o Tricolor. Pelo contrário, mostrou a força do grupo.
Em Macaé, como era esperado, o Flamengo veio para cima. Dominou o primeiro tempo e saiu na frente, aos 21 minutos da etapa final. Mostrando, porém, o quanto esse time queria o título, três minutos depois, em contra-ataque, Ewandro recebeu na frente e tirou do goleiro, empatando e esfriando o rival.
A partir daí, o Flamengo viu que não teria forças para fazer os três gols necessários para tirar a taça dos são-paulinos. E, do lado tricolor, os garotos não se contentavam “apenas” com o empate: aos 42, Felipe Araruna arrematou de longe, tirando do goleiro e acertando o gol junto a trave. Ainda havia fome de ampliar o placar, o que veio aos 46. Luiz Araújo deixou o goleiro no chão e chutou alto, pro fundo do gol! TRICOLOR CAMPEÃO!
A campanha
Na estreia, desfalcado de nove jogadores, que defendiam a Seleção da categoria, o Tricolor perdeu para o Criciúma por 1 a 0, fora de casa. Em Cotia, apesar de bem ofensivo, o rival abriu o placar. Mas muito bem postado, o São Paulo conseguiu passar de fase com gols de Joanderson, Ewandro, Pedro Bortoluzo e João Paulo. Na fase seguinte, viagem ao Recife e um caminho um pouco mais tranquilo. Vitória por 2 a 0 no jogo que aconteceu na Ilha do Retiro e goleada por 4 a 1 no CFA Laudo Natel.
Nas quartas de final, novamente fortes emoções. A retranca do Coritiba funcionou, e o time paranaense conseguiu o que procurava: saiu do estádio Marcelo Portugal Gouvêa com o empate em 1 a 1. Mas, no jogo de volta, uma grande virada são-paulina! Com direito a gol olímpico de Gabriel Boschilia, o Tricolor fez 5 a 1 no rival e se credenciou para as semifinais, onde enfrentaria o forte Fluminense.
Para chegar à decisão, o Tricolor teve uma das maiores provas de que queria mesmo esse título. Após perder por 3 a 1 para o Fluminense no Rio de Janeiro, a equipe precisava fazer, no mínimo, dois gols para conseguir a vaga. Jogando de forma maravilhosa, os jovens são-paulinos conseguiram exatamente o resultado necessário, e de uma forma espetacular. Ewandro vazou duas vezes o goleiro Marcos, arqueiro da Seleção Brasileira da categoria, sendo o segundo uma pintura! Além, é claro, do jogo histórico no Morumbi, que deu a vantagem para a segunda partida.
Ficha técnica
FLAMENGO 1 X 3 SÃO PAULO
Copa do Brasil Sub-17
Local: Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé (RJ)
Data: 31/08/2013 (sábado)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Arbitro: Leandro Newley Ferreira Belota (RJ)
Assistentes: Andrea Marcelino de Sa (RJ) e Patrícia Silveira de
Paiva Retondário da Silva (RJ)
FLAMENGO: Thiago, Ronaldo, Wellington, Lincoln,
Daniel, Victor, Herson, Michel, Felipe Vizeu, Caio e Cafu
Técnico: Celso Martins
Reservas: João Lopes, João Vitor, Welerson, Jefferson, M.
Fernandes, Davyson e Renan
SÃO PAULO: Éder Moreira, Auro, Lucas Silva, Lucas
Kal e Gabriel Machado; Gustavo Hebling (Leonardo Coca, 38min/2ºT),
Felipe Araruna, Matheuz Queiroz (Leonardo Prado, 33min/2ºT) e
Gabriel Boschilia; Ewandro e João Paulo (Luiz Araújo,
9min/2ºT)
Técnico: Menta
Reservas: Lucas Anselmo, Leonardo Vencato, Polidoro, Roberto,
Leonardo Prado, Foguete, Pedro Bortoluzo, Leonardo Coca, Matheus
Bernardinetti, Luiz Araújo
GOLS: Wellington (21min/2ºT), Ewandro (24min/2ºT), Felipe Araruna (42min/2ºT), Luiz Araújo (46min/2ºT)
CARTÕES AMARELOS: Cafu (6min/1ºT), Boschilia (28min/1ºT), Herson (31min/1ºT), Ewandro (27min/2ºT)