No último dia 20 de março, o São Paulo Futebol Clube abriu o Morumbi para uma aula de fotografia dentro de campo, durante a partida contra o São Caetano, pelas quartas-de-final do Campeonato Paulista. Por trás das lentes, estavam dois alunos e um professor voluntário do projeto Galera do Click, que tem como objetivo promover o convívio de jovens com deficiência intelectual e a quebra do preconceito, por meio da fotografia. (Relembre aqui o primeiro relato do projeto).
Celebrava-se no dia seguinte ao duelo (21 de março), o Dia Internacional da Síndrome de Down, e com ele, um compromisso do Tricolor para tornar a experiência uma prática comum em dias de jogos em casa fazendo, de nosso estádio, uma verdadeira sala de aula para a prática da fotografia esportiva.
Com muita alegria, contamos para todos vocês que nosso compromisso se tornou realidade! Em virtude do apoio da Federação Paulista de Futebol e da CBF, a partir da estreia vitoriosa do jogo contra o Paraná, que aconteceu na noite de segunda-feira (16), todos os jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil até o final do ano contarão com a presença de dois alunos com deficiência intelectual e de um professor voluntário, todos do projeto Galera do Click. A ação foi autorizada e protocolada por ambas as instituições.
Acreditamos que o futebol é um poderoso agente de transformação social. Acreditamos que o futebol vai muito além do que acontece ali dentro de campo. Acreditamos na máxima do clichê de que “não é só futebol”. E por tudo isso, acreditamos que ações simples como esta envolvendo o esporte, que apenas nos exigem o esforço de ouvir e unir todas as partes, atreladas ao cumprimento da logística em dias de jogos, podem ser capazes de grandes mudanças, difundindo-se em boas atitudes, gentilezas e, principalmente, na oportunidade de descobrir novos caminhos.
Pequenas histórias que aconteceram ontem nos ajudam a contextualizar a importância de ações como essa:
Ao todo, os alunos tiraram mais de 3 mil fotos (algumas delas, vocês podem ver logo abaixo). Alguns fotógrafos experientes da imprensa ajudaram os alunos com preciosas dicas, que foram recebidas por olhares atentos e vontade de aprender. Já outros, emprestaram o equipamento para os alunos, fazendo com que a aula se tornasse ainda mais efetiva.Ao final da partida, Bruno Alves, aniversariante do dia e autor do gol da vitória Tricolor, presenteou os meninos com a camisa que ele usou no jogo.
Gestos como os dos fotógrafos, de Bruno Alves e de todos os outros envolvidos no processo, resultaram em uma noite efusiva e inesquecível para os alunos Felippe e Rafael. E é só o começo, ainda teremos outros alunos, outras histórias e, quem sabe, não seja a oportunidade que faltava para que algum deles descubra, por meio da fotografia esportiva, uma oportunidade profissional.
O futebol transforma. E o SPFC se importa.