Sem dúvida, a torcida são-paulina foi o diferencial do Tricolor na importante vitória sobre o Cruzeiro por 2 a 0 na tarde do último domingo (14), no Morumbi, em duelo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2014. E os 58.627 pagantes, que empurraram o time durante todo o jogo, registraram marcas impressionantes.
Até aqui, é o recorde da competição nacional neste ano, com boa vantagem sobre o segundo jogo com mais expectadores: Flamengo 0 x 1 Grêmio, que contou com 51.858 pagantes. Além disso, o embate com os cruzeirenses marcou o quinto maior público do São Paulo nos últimos cinco anos.
A atmosfera de decisão, que contagiou os jogadores em campo e proporcionou um grande espetáculo, foi a maior marca da torcida do São Paulo desde a final da Copa Sul-Americana de 2012, quando 67.042 pagantes puderam festejar a conquista do torneio após o triunfo sobre o Tigre, da Argentina.
“Foi importante ter o torcedor conosco, porque era um jogo difícil. Eles abraçaram o time, cantaram o jogo todo e fizeram com que a gente corresse mais. Foi impressionante. Conseguimos mostrar a nossa força, estamos na briga pelo título, mas devemos isso aos torcedores hoje”, disse o lateral-esquerdo Alvaro Pereira, logo após o apito final, contente com o incentivo das arquibancadas contra os mineiros.
Vale lembrar que o São Paulo detém as melhores médias de público como mandante e total no Campeonato Brasileiro deste ano. Atuando como anfitrião – contando os duelos que mandou no Pacaembu e na Arena Barueri -, o clube detém média de 32.129 pessoas por jogo.
No total – mandante e visitante -, o Tricolor também tem se destacado e atraído a atenção dos torcedores. Com média de 25.204 pagantes por partida na competição nacional, o São Paulo lidera o ranking, que conta com o Corinthians na segunda colocação (23.964 pagantes) e Flamengo no terceiro lugar (22.493 pagantes).
Os outros três jogos do ‘Top 5’ dos últimos anos contaram com ingredientes especiais. No segundo lugar está a reestreia do atacante Luis Fabiano, em 2011, quando mais de 63 mil pagantes foram ao Morumbi prestigiar o camisa 9 no duelo com o Flamengo. Na sequência, a primeira partida do meia Paulo Henrique Ganso, em 2012, levou mais de 62 mil pessoas ao estádio na partida contra o Náutico.
Já o jogo mil do goleiro e capitão do Tricolor, Rogério Ceni, contou com mais de 60 mil torcedores no Morumbi. Na ocasião, com gols de Lucas e Dagoberto, o São Paulo bateu o Atlético-MG por 2 a 1 e o M1TO pôde festejar mais uma importante marca pelo clube.
Confira os maiores públicos do Tricolor nos últimos anos: