O Tricolor largou na frente nas quartas de final do Campeonato Paulista de 2017 ao bater o Linense por 2 a 0 na tarde do último domingo (2), no Morumbi, no confronto de ida. Para bater o clube do interior e ganhar o direito de poder ser derrotado por um gol de diferença na volta, o São Paulo contou com jogadas ensaiadas e assinatura do técnico Rogério Ceni.
Aos quatro minutos do segundo tempo, após cobrança curta de escanteio, Buffarini recebeu e lançou Rodrigo Caio. O zagueiro fez o passe para a área e o Diego Felipe desviou para o próprio gol: 1 a 0. “Este tipo de jogada é trabalhada no treino pelo Rogério, e felizmente deu certo. A comissão técnica tem cobrado bastante isso, porque as jogadas ensaiadas podem nos ajudar, como realmente aconteceu”, avaliou o camisa 3, que completou.
“O segundo gol também saiu de jogada ensaiada, e conseguimos uma importante vantagem. A gente precisava de uma partida convincente, porque fizemos bons jogos anteriormente e não vencemos. Desta vez tivemos o controle do jogo, trabalhamos as bolas paradas como o Rogério deseja e conquistamos uma importante vantagem para o duelo da volta. O Rogério tem me dado liberdade para atacar e tento aproveitar as oportunidades. Fico feliz em ver que as jogadas ensaiadas deram resultado, porque aprimoramos bastante isso nos treinos”, acrescentou Rodrigo Caio.
Assim como o defensor, o jovem Shaylon também seguiu as orientações do comandante e foi decisivo para ajudar a equipe. No caso do camisa 20, no entanto, a recomendação do técnico foi fundamental: aos 47 minutos do segundo tempo, o treinador promoveu a entrada do jovem armador na vaga de Wellington Nem. Em sua primeira participação, o meia foi decisivo ao receber o passe de Junior Tavares em cobrança de falta e cruzar para a área. Cícero desviou, o goleiro espalmou e Pratto demonstrou oportunismo para definir o placar. 2 a 0!
“Entrei no final do jogo e o Rogério disse para eu abrir na ponta esquerda. Ele tinha combinado com o Junior Tavares, que rolou a bola e felizmente saiu o gol. Nossa equipe foi feliz e conseguimos aproveitar a jogada, que é trabalhada no treino. Tentamos aproveitar cada oportunidade para marcar, e felizmente funcionou. Muito legal poder ajudar de alguma forma, porque sempre sonhei com isso”, afirmou Shaylon.
Com a vantagem construída no primeiro confronto do mata-mata, o São Paulo deu um passo importante rumo às semifinais do estadual já que ganhou o direito de poder ser derrotado por um gol de diferença no confronto de volta, marcado para o próximo sábado (8), às 16h (de Brasília), com mando são-paulino, novamente no Estádio Cícero Pompeu de Toledo.
Antes, porém, o Tricolor volta a campo na próxima quarta-feira (5), quando visitará o Defensa y Justicia-ARG pela estreia na Copa Sul-Americana deste ano – a partida será no estádio do Lanús, o Néstor Díaz Pérez.