Foi uma noite perfeita no Morumbi! Nesta segunda-feira (27), atípica, o Tricolor venceu o Goiás por 3 a 0 com direito a atuação de gala de toda a equipe e manteve o sonho pela busca de mais um título do Campeonato Brasileiro. De quebra, além da excelente exibição de Michel Bastos – autor das três assistências da partida -, o São Paulo pôde festejar mais uma impressionante marca do goleiro Rogério Ceni após o apito final.
Agora, com 590 vitórias pelo time são-paulino, o M1TO é o atleta com mais triunfos por uma mesma equipe em jogos de competições oficiais no mundo. E para poder registrar mais um recorde no currículo do camisa 01, o Tricolor contou com os gols de Edson Silva, Luis Fabiano – o seu centésimo na competição nacional – e Alan Kardec, que decretou o jejum de 11 jogos sem balançar as redes.
A participação da torcida, que compareceu em grande número, também mereceu destaque. Contagiante, a arquibancada empurrou e incentivou o São Paulo diante de um adversário que acumulava cinco jogos consecutivos de invencibilidade no torneio. Com o resultado, fundamental para as pretensões do clube, o Tricolor manteve a segunda colocação e diminuiu a diferença para o líder Cruzeiro (61). Agora, após 31 rodadas, a equipe são-paulina detém 56 pontos.
Sem poder contar com Paulo Miranda, Rafael Toloi e Kaká, suspensos, além de Pato, que se recupera de uma contratura muscular na coxa esquerda, o técnico Muricy Ramalho deu uma oportunidade ao zagueiro Antonio Carlos e ao atacante Luis Fabiano, que pôde mostrar o seu valor novamente e foi titular. Assim, a equipe começou a partida com Rogério Ceni; Hudson, Antonio Carlos, Edson Silva e Alvaro Pereira; Denilson, Souza, Michel Bastos e Ganso; Luis Fabiano e Kardec.
E com a bola rolando, atuando de forma vertical e agudo, o Tricolor logo abriu o placar e garantiu a festa da torcida são-paulina. Aos 3 minutos, Michel Bastos cobrou falta pela esquerda na cabeça de Edson Silva, que testou no canto esquerdo de Renan: 1 a 0. Foi o segundo gol do defensor no Campeonato Brasileiro, já que primeiro havia sido diante do Corinthians (3 x 2).
Os torcedores ainda comemoravam o excelente início de partida dos comandados de Muricy Ramalho, quando o Fabuloso apareceu para anotar o seu centésimo gol na competição nacional – 97 pelo São Paulo e três pela Ponte Preta. Aos 6 minutos, após falha na saída de bola do Goiás, Michel Bastos escapou pela esquerda e tocou para o camisa 9, que tocou com categoria na saída do goleiro rival: 2 x 0. Foi o 17º gol do centroavante em 2014, artilheiro do time na temporada!
Sem tirar o pé e esfriar o confronto, o Tricolor continuou pressionando e criando oportunidade de construir um resultado ainda mais elástico. Michel Bastos, aos 8, escapou novamente pela esquerda e cara a cara com Renan, bateu à direita do gol esmeraldino. O Goiás tinha muitas dificuldades e não leva perigo ao gol defendido por Rogério Ceni.
Nos primeiros 10 minutos, as estatísticas mostravam que o São Paulo tinha 92% de posse de bola, contra apenas 8% dos visitantes. Inspirado, o polivalente Michel Bastos era o responsável por comandar as melhores investidas dos anfitriões, que por pouco não ampliaram aos 13. O camisa 7 partiu pelo meio, invadiu a área e bateu cruzado. Porém, o arqueiro adversário fez boa defesa e impediu que as redes balançassem de novo.
Arrasador nos primeiros 20 minutos, com marcação forte e muita velocidade no ataque, o São Paulo controlava o duelo com certa facilidade e era pouco ameaçado. Os goianos até conseguiram deixar o campo de defesa após o ímpeto inicial dos paulistas e equilibraram a posse de bola (51% para o Tricolor, contra 49% da equipe esmeraldina), mas não finalizavam com precisão.
Antes de seguirem para os vestiários no intervalo, os comandados de Muricy até responderam bem aos ataques do rival, mas a bela trama de Michel Bastos e Hudson parou no sistema defensivo. O versátil atleta acionou Hudson pela direita, de calcanhar. O lateral cortou o marcador, invadiu a área e, na hora do chute, acabou travado por Jackson.
Na volta para a segunda etapa, o Goiás esboçou uma reação e partiu para cima dos donos da casa. Mais ofensivos, os visitantes rondaram a grande área são-paulina e exigiram grandes defesas do M1TO, que se esticou todo para impedir que o rival descontasse o marcador.
No entanto, quando os goianos eram até melhores na partida, o Tricolor marcou novamente. Aos 13 minutos, Michel Bastos cobrou escanteio pela direita e Alan Kardec, sozinho na pequena área, cabeceou no canto direito de Renan: 3 a 0. Na comemoração, o camisa 14 festejou bastante, já que conseguiu acabar com um jejum de 11 jogos sem balançar as redes.
O gol de Kardec freou reação do Goiás, que chegava com perigo. Dessa forma, a torcida explodiu de felicidade nas arquibancadas e, com direito a olé, cantou até o apito final. Ganso, sempre um maestro, ainda deixou Michel em condições de marcar, mas a defesa travou o chute do polivalente.
Em vantagem no placar e para preservar os atletas, Muricy poupou Kardec e Souza e, assim, promoveu as entradas de Osvaldo e Maicon, respectivamente. Ainda assim, mesmo de forma mais cadenciada, o São Paulo quase ampliou. Após bela troca de passes, Luis Fabiano deu linda assistência a Osvaldo, que fica cara a cara com Renan. O goleiro esmeraldino saiu bem e evitou mais um gol do Tricolor! Daí em diante, satisfeitos, os jogadores do time paulista administraram o triunfo e deixaram o Morumbi ovacionados pelos torcedores.