Com gol nos minutos finais, a Seleção Brasileira Sub-20 ficou no empate em 2 a 2 com a Colômbia, jogando em Goiânia, na última terça-feira, dia 20. Walce, o zagueiro são-paulino, foi o capitão da seleção canarinho, que encerrou mais uma etapa de preparação para o Sul-Americano da categoria, que acontece em 2019, no Chile.
Após um jogo difícil, com bastante chuva, o técnico da seleção Sub-20, Carlos Amadeu, afirmou: “Começou o nosso Sul-Americano”, no Estádio Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia. Com gols dos atacantes Lincoln e Matheus Cunha, o Brasil encerrou a preparação de 2018 para o Sul-Americano sem derrotas: foram sete empates e 4 vitórias em amistosos e jogos-treino.
“Foi muito boa a preparação para o Sul-Americano, com amistosos difíceis, no mesmo nível que acontecerá na competição. Faz com que a gente fique ainda mais atentos e cresçamos, reparando nos detalhes para fazer diferença no torneio. Empatamos contra a Colômbia, antes com o México, e temos que nos preparar ainda mais nos ajustes finais, que acontecerão na Granja Comary, para crescer como grupo na forma de jogo, no esquema tático e jogar em alto nível”, analisou Walce.
Para o Sul-Americano, que acontecerá entre os dias 17 de janeiro e 10 de fevereiro de 2019, em Rancagua, no Chile, o Brasil está no Grupo A, ao lado de Chile – país-sede e, consequentemente, um dos cabeça-de-chave – Colômbia, Venezuela e Bolívia. A outra chave (Grupo B) mandará suas partidas nas cidades de Talca e Curicó. Nela, estarão Uruguai, Paraguai, Argentina, Equador e Peru.
Durante a primeira fase, todas as equipes se enfrentam dentro de seu grupo, classificando-se as três primeiras colocadas de cada chave para a fase final. O hexagonal final será disputado também em Rancagua. As equipes classificadas se enfrentarão em turno único e, ao final de cinco rodadas, será conhecido o campeão e os quatro classificados para o Mundial Sub-20 da Polônia.
Walce classificou como gratificante o reconhecimento do técnico Carlos Amadeu em confiar em seu trabalho e lhe dar a braçadeira de capitão no último amistoso da Seleção em 2018.
“Sempre gratificante vestir a camisa da Seleção Brasileira e representar o meu país. Tento fazer meu melhor em campo o tempo todo, seja no clube ou lá. Fico muito feliz em ter a confiança do técnico Carlos Amadeu em me dar a braçadeira neste jogo do Sub-20, Mostra reconhecimento do trabalho, que é o que busco sempre, mas ressalto que temos outros meninos que fazem diferença como líder em campo e sempre ajudam”
Resultados dos jogos de preparação da Seleção Sub-20 em 2018:
22/03 – Brasil 1 x 1 México – Arena da Amazônia, em Manaus (AM)
25/03 – Brasil 0 x 0 México – Arena da Amazônia, em Manaus (AM)
14/05 – Brasil 2 x 1 Corinthians/jogo-treino – CT Joaquim Grava, São Paulo (SP)
30/06 – Brasil 4 x 0 Atlético-MG Sub-20 – Cidade do Galo, Belo Horizonte (MG)
05/09 – Brasil 1 x 0 México – Centro de Alto Rendimento, Cidade do México
09/09 – Brasil 1 x 1 Japão – Centro de Alto Rendimento, Cidade do México
11/09 – Brasil 2 x 0 México – Centro de Alto Rendimento, Cidade do México
13/10 – Brasil 1 x 1 Chile – Estádio El Teniente, em Rancagua
15/10 – Brasil 2 x 2 Chile – Estádio Santa Laura, em Santiago
15/11 – Brasil 0 x 0 Colômbia – Estádio Independência (MG)
20/11 – Brasil 2 x 2 Colômbia – Estádio Olímpico Pedro Ludovico (GO)