Parte do uniforme nº 2 do time, a camisa listrada são-paulina não foi criada ao mesmo tempo do Manto principal. A camisa branca surgiu em 1930, representando a união da A. A. das Palmeiras (faixa preta), com os dissidentes do C. A. Paulistano (faixa vermelha).
A listrada, porém, tardou a aparecer nos gramados. Somente em 1932 o Tricolor a utilizou pela primeira vez. Antes disso era comum ver o São Paulo, de branco, enfrentando um adversário com a mesma cor. Curiosamente, o São Paulo foi visto primeiro a jogar de camisa preta (contra a Seleção dos Estados Unidos, em 1930), do que atuando com a camisa listrada, tão tradicional nos dias de hoje.
Foi no dia 29 de maio de 1932 que a camisa tricolor nasceu. O jogo contra o Santos, válido pelo Campeonato Paulista, ocorreu na Vila Belmiro e não poderia ter acontecido melhor resultado para essa estreia: São Paulo 4 x 0 Santos, gols de Armandinho (2), Araken Patusca e Luizinho.
A camisa apresentada naquela ocasião possuía listras vermelhas e pretas muito mais finais que as atuais, mas a maior diferença era a ausência de escudo. O emblema do São Paulo só aderiu à camisa listrada no ano seguinte, em nova partida contra o Santos. Em 9 de julho de 1933, o São Paulo goleou impiedosamente a equipe santista, desta vez por 4 a 1, e perpetuou a camisa listrada como parte do uniforme nº 2 do Tricolor.
Ostentando a camisa de três cores no jogo decisivo, o São Paulo foi campeão da Libertadores da América de 1993, da Copa Conmebol de 1994 e Campeão Paulista de 1949, 1957, 1980, 1987 e 2005.