A diretoria do São Paulo também reforça a equipe fora de campo. Com passagem pela Seleção Brasileira e grandes clubes do país, Altamiro Bottino será o coordenador científico do clube, ligado diretamente à comissão técnica e departamentos médico e fisiológico. O profissional começou o trabalho nesta terça-feira (1º), no CT da Barra Funda, e dentre as principais funções no cargo será colher e confrontar informações de todas as áreas do futebol para uso imediato na melhoria de performance dos atletas.
“A meta é fazer com que todos os departamentos fiquem interligados para proporcionar a melhoria de desempenho do atleta e a performance do clube. As informações são úteis e vitais na tomada de decisão do técnico”, resume o novo integrante da comissão técnica.
Integrante da ISEI (International Society of Exercise and Immunology) e da SBIE (Sociedade Brasileira de Imunologia e Exercício), Bottino é graduado em Educação Física e especialista em Ciência e Técnica do Futebol (UGF) e Performance Humana (LABOFISE/UFRJ).
“Vamos orbitar por todos os departamentos, porque qualquer informação pode ganhar relevância e valor. Então vamos acompanhar este desdobramento em relação a ação e resultados deste processo”, explicou.
O trabalho de Altamiro Bottino será desempenhado em sintonia com as diversas áreas do futebol: física, técnica, fisiológica, médica, nutricional, psicológica e até de logística. Seu trabalho também vai contemplar as categorias de base.
Bottino, que participou das conquistas da Copa do Brasil de 2015 e do Campeonato Brasileiro de 2016 pelo Palmeiras antes de chegar ao Tricolor, também foi Professor de Ciência do Esporte na Trevisan Escola Superior de Negócios, entre março de 2011 e novembro de 2014, entre outros trabalhos acadêmicos.