Foram menos de dois minutos para o São Paulo mostrar que tem força no elenco. Diante da Chapencoense, no início da noite deste domingo, dia 19 de agosto, o Tricolor venceu por 2 a 0, gols de Shaylon e Hudson, se consolidando na primeira colocação isolada ao final primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O técnico Diego Aguirre explicou a mescla de jogadores nas escalações iniciais e afirmou que, por enquanto, não há o que comemorar além das vitórias, vendo a liderança do primeiro turno e a melhor campanha do time do Morumbi na ‘era dos pontos corridos’ como dados estatísticos apenas.
Shaylon, logo no segundo minuto, com assistência de Edimar, e Hudson, com passe de Joao Rojas, já no fim, fizeram os gols do jogo, para alegria da torcida, que mais uma vez encheu o Morumbi, com mais de 41 mil pessoas. Alegria também de Aguirre, que explicou que a opção por iniciar as partidas com diferentes escalações faz parte de um planejamento envolvendo vários profissionais da comissão técnica.
“Temos um planejamento. Quando vimos no nosso calendário de jogos que tinha viagens longas e seguidas, deixamos combinado entre a comissão técnica, médicos, fisiologistas para tomar a decisão em conjunto de fazer algumas trocas. Nosso intuito são trocas para não machucarem por fadiga e darmos oportunidade para todos os jogadores que estão bem em jogos possíveis”, contou.
Apesar dos 2 a 0, Aguirre analisou a partida como “abaixo do nível das últimas rodadas”. Para ele, o time foi eficaz, porém, longe de apresentar um excelente futebol. “Foi uma vitória merecida, não fizemos um grande jogo, mas defendemos a liderança, o que é muito importante”, disse.
“Fizemos muitas trocas, talvez isso faça com que o time não tenha um nível esplendor em algumas partidas, mas muitos jogaram individualmente muito bem, mesmo com o time abaixo. O nosso time, no geral, está cada vez melhor, mais confiante, e manteremos a postura de um time grande”, emendou.
Com 41 pontos ganhos em 19 jogos, o São Paulo abriu três pontos para o vice-líder, o Internacional, e também sagrou-se o “campeão do primeiro turno”. No formato de pontos corridos e desde que é disputado por 20 equipes, é a melhor participação do São Paulo na competição nacional. Aguirre se mostrou indiferente aos estatísticos, comemorando apenas os bons resultados e o fruto do trabalho aparecendo. Para ele, após o apito final, o foco já está no próximo adversário, o Paraná, na próxima quarta-feira, dia 22, às 19h30, em Curitiba.
“Simplesmente um dado, porque fala do que estamos fazendo bem, estamos na posição que muitos não acreditavam há três meses. Futebol é maravilhoso e marcado por esses momentos. Mas falta muito. Não podemos confiar que manteremos apenas por estarmos bem agora, têm muitos times fortes, temos que sempre pensar no próximo jogo, não pensar em mais nada, em nenhum dado, liderança. Serão três dias apenas para jogar em Curitiba e tentar manter a posição. Muita coisa pode acontecer. Temos que sempre vencer o próximo jogo”, finalizou.