Na disputa por uma vaga no G-4 do Campeonato Brasileiro, o Tricolor tem evoluído na competição e pouco a pouco ajustado o time para seguir firme. No início, a meta foi melhorar os próprios números como visitante e tentar pontuar longe do Morumbi. A mudança de postura deu resultado, e o São Paulo somou oito dos 14 pontos no torneio nacional fora de casa. Agora, para seguir crescendo, o time são-paulino tem uma nova meta: saber administrar a vantagem no placar para não desperdiçar pontos importantes.
Em três jogos do Brasileiro, os paulistas poderiam terminar a partida com mais pontos, mas ‘derrapou’ e deixou o adversário reagir. Na derrota para o Internacional por 2 a 1, no dia 22 de maio, o Tricolor foi buscar o empate já nos instantes finais do duelo, porém, pouco depois permitiu que os gaúchos balançassem as redes e conquistassem a vitória. Depois, no dia 11 de junho, o São Paulo levava a melhor sobre o Atlético-PR, quando sofreu a virada por 2 a 1.
O último deslize da equipe foi na rodada passada, no Estádio Mané Garrincha. Os comandados do técnico Edgardo Bauza estiveram duas vezes em vantagem no placar diante do Flamengo, mas não conseguiu administrar o resultado e sofreu o empate: 2 a 2. Por isso, cientes de que os pontos perdidos poderiam ter colocado o time no topo da tabela, os jogadores não querem mais cometer estes erros e projetam uma evolução neste sentido.
“Acho que temos que melhorar. Perdemos pontos importantes em alguns jogos, e isso tem atrapalhado um pouco. Sabemos que precisamos melhorar o nível técnico e tático. Mas, no geral, posso dizer que a nossa equipe está de parabéns, porque mostrou uma outra cara para reagir na temporada. Então, com alguns ajustes como este, poderemos ganhar força e brigar pelas primeiras colocações”, avaliou o experiente Michel Bastos, que teve a opinião compartilhada pelo Maestro Paulo Henrique Ganso.
“Contra o Flamengo, marcamos bem, mas demos espaços e cometemos alguns erros que nos tiraram a vitória. Por isso, precisamos ter calma nos próximos jogos quando estivermos na frente no placar, porque são pontos importantes. Temos que administrar a posse de bola, não entregar para o adversário e manter o time bem postado. Se conseguirmos evitar tomar gols de bobeira, nosso time vai ganhar confiança e pontuar mais”, opinou o camisa 10.
Na próxima quinta-feira (23), às 21h (de Brasília), no Morumbi, o São Paulo terá a primeira oportunidade de tentar colocar em prática a nova postura. Diante do Sport, os paulistas entrarão em campo de olho nos três pontos para entrar no G-4 e acirrar a disputa pela liderança da competição. Pela frente, os comandados de Patón terão um adversário em situação oposta na tabela: os pernambucanos lutam para se distanciar da zona do rebaixamento.