Com um lindo gol de Ademilson, que acertou uma bela bicicleta, o Tricolor largou na frente por uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2014, mas viu o CRB virar o placar e frustrar as suas pretensões. Na noite desta quarta-feira (23), no Estádio Rei Pelé, o São Paulo acabou derrotado por 2 a 1, com gols de Tozin e Diego Rosa, e terá que vencer na volta para se manter no torneio nacional.
Diante do finalista do Campeonato Alagoano deste ano, que foi empurrado por sua torcida durante todo o jogo, o time são-paulino tentou repetir a boa atuação da estreia do Campeonato Brasileiro, quando bateu o Botafogo por 3 a 0, mas viu a arbitragem prejudicar a sua atuação com a expulsão de Rodrigo Caio no começo do segundo tempo.
Preservando o atacante Luis Fabiano, que ficou na capital paulista, o técnico Muricy Ramalho apostou na entrada do jovem Ademilson, manteve o esquema tático e, assim, o Tricolor começou a partida com Rogério Ceni; Douglas, Rodrigo Caio, Antonio Carlos e Alvaro Pereira; Souza, Maicon, Paulo Henrique Ganso e Boschilia; Alexandre Pato e Ademilson.
No dia 7 de maio, desta vez com mando tricolor, os clubes ficarão frente a frente novamente para definir o vencedor da segunda fase. Vale lembrar que o vencedor medirá força contra Bragantino ou Figueirense na terceira fase da Copa do Brasil.
Com a bola rolando, jogando com paciência, o time são-paulino foi superior no primeiro tempo e controlou a maior parte das ações. Logo aos dois minutos, Antonio Carlos deu um chutão para frente e obrigou o goleiro Júlio César sair da meta para cortar. No rebote, Pato arriscou de longe, mas errou o alvo e mandou por cima do gol.
Fechado no campo de defesa, os anfitriões tentavam travar o setor de criação do São Paulo. Com Ganso e Souza bem marcados, Souza e Maicon viraram armadores e, assim, todas as bolas passavam pelos pés da dupla. Alvaro, pela esquerda, também tentava abrir espaço e apoiava o ataque.
No entanto, aos 8, foi pela direita que os comandados de Muricy quase abriram o placar. Douglas cruzou na medida, Pato subiu livre de cabeça, testou com muito perigo, mas viu a bola passar à esquerda de Júlio César e tirar tinta da trave.
Melhor no jogo, os paulistas conseguiram tirar o zero do marcador. E com uma verdadeira pintura de Ademilson. Aos 24, o camisa 11 aproveitou bola espirrada na grande área e, de bicicleta, anotou um golaço no Estádio Rei Pelé: 1 a 0 e festa do jogador e torcida são-paulina!
Porém, quando o Tricolor buscava ampliar a vantagem, os donos da casa conquistaram o empate em Alagoas. Tozin, de pênalti aos 33 minutos, balançou as redes e fechou o placar na primeira etapa, que esfriou após o tento do CRB.
Na volta para o segundo tempo, querendo garantir a classificação já na ida, Muricy apostou na entrada de Pabon no lugar de Boschilia. Bem aberto pela direita, quase como um ponta, o colombiano tentou puxar as jogadas em velocidade e surpreender os alagoanos.
Mas, aos 14 minutos, a estratégia do treinador foi prejudicada pela arbitragem, que expulsou Rodrigo Caio após falta no meio de campo – o camisa 7 tinha cartão amarelo. Com apenas dez homens em campo, o Tricolor mudou a sua postura, arriscou nos contragolpes e fez o tempo passar para garantir o direito de atuar pelo empate sem gols na volta. No entanto, aos 38 minutos e de tanto insistir, o CRB virou. Diego Rosa marcou e fechou o placar em Maceió.