Em sua primeira passagem pelo São Paulo, em 2006 e 2007, Ilsinho se destacou na lateral direita. No entanto, após ficar três anos na Europa, o são-paulino mudou de função e atuou mais avançado. Mas, e agora: lateral ou meia? O jogador se coloca à disposição de Carpegiani, mas dá o seu pitaco:
“É difícil falar. Cheguei aqui mais como lateral, mas acabei atuando na frent. O Jean está adaptado e jogando super bem. Estou aqui para ajudar na lateral. Se ele (Carpegiani) pedir, também jogo mais avançado. Por preferência, eu gostaria de jogar assim, mas estou aqui para ajudar o grupo”, ressaltou o atleta.
Na última partida de 2010, o camisa 77 foi um dos grandes destaques na goleada por 4 a 0 sobre o Atlético-MG, no Morumbi. Na oportunidade, atuando na segunda linha de quatro aberto pela direita, Ilsinho marcou um gol e ainda deu uma assistência para Marlos deixar sua marca. Atuação que rendeu muitos elogios do comandante.
Apesar de não escolher posição, a tendência é de que Ilsinho seja escalado como um meia. Além de Jean viver ótima fase na lateral, o garoto Lucas está servido a Seleção Brasileira Sub-20 e desfalcará o São Paulo nas primeiras rodadas do Campeonato Paulista.
“A concorrência é forte em qualquer posição”, finalizou o são-paulino.