Calendário 14/01/2011 - 00:00

Celebrando o Dia do Treinador, comemorado nesta sexta-feira (14), o site oficial faz uma pequena homenagem aos profissionais que trabalham comandando e formando craques para o Tricolor.

Você conhece todos os treinadores são-paulinos? Atualmente, o clube conta com oito comandantes em todas as categorias. Paulo César Carpegiani, no profissional, Sérgio Baresi, no Junior, Vizoli (super-20), Zé Sérgio (sub-17), Paulinho (sub-16), Menta (sub-15), Toninho (sub-14) e Silva (sub-13). E eles contam ao site oficial por que escolheram essa profissão e o que significa ser treinador do Tricolor.

[ Profissional ]

Carpegiani

“Eu me tornei treinador pela execução do trabalho e a satisfação de ver os resultados após um jogo. Minha transição foi natural e inesperada. Era auxiliar do Dino Sani no Flamengo em 1981. Ele foi comandar um time no exterior e coube a mim, ainda bem jovem, iniciar minha carreira.”

“O São Paulo é um clube da elite mundial e qualquer treinador gostaria de estar aqui. É uma honra muito grande e uma responsabilidade enorme. Estou muito feliz com esta nova passagem por aqui.”

Nome completo: 
Paulo César Carpegiani

Idade: 
61 anos

No São Paulo FC desde: 
1999 (1ª passagem) e 10/2010


[Base]

Juniores: Baresi

Eu virei treinador precocemente porque sofri uma lesão em 2002 que impossibilitou de seguir na carreira e aí fiquei como auxiliar no Santo André. Tudo começou daí, foi mais pela lesão do que planejamento. Claro que tinha queria trabalhar no futebol, já havia estudado e estava voltando a cabeça para trabalhar no futebol.”

“Trabalhar no São Paulo significa uma responsabilidade muito grande pra mim. Sabemos que a estrutura do clube te possibilita vários processos no trabalho de formação, de que faço parte, e trabalhar no São Paulo só aumenta a responsabilidade para que nós consigamos formar bons atletas.”

Nome completo: Sérgio Felipe Soares 
Idade: 38 anos
No São Paulo FC desde: 06/2008


Super-20: Vizolli

“Quando eu parei de jogar recebi uma proposta do São Paulo pra começar nas categorias menores, e encarei como um desafio novo. Peguei gosto pela coisa, é uma profissão maravilhosa porque te dá uma visão importante em todos os sentidos do esporte”

“Eu tenho uma relação muito grande com o clube, em todos os sentidos. Quando comecei a jogar tinha 12 anos no próprio São Paulo, foi o único clube da minha carreira como jogador e treinador e que me deu todas as oportunidades da minha vida. Ser treinador e ajudar o São Paulo em qualquer categoria é pra mim muito importante.”

Nome completo: Marcos Cezar Vizolli
Idade: 45 anos
No São Paulo FC desde: teve passagens em 1997 e 2001


Sub-17: Zé Sérgio

“Porque está no sangue. E também apareceu uma oportunidade após encerrar minha carreira como jogador. Tem alguns treinadores que não jogaram e estudaram para assumir o cargo e outros que assumiram por conseqüência, após pararem de jogar, mas todos, pra mim, têm que ter o dom. Pra ser sincero eu nunca me vi como treinador, mas me apaixonei pela função, pois acho muito gratificante poder passar o que sabemos para jovens jogadores.”

“É especial treinar o São Paulo, pois eu praticamente nasci no clube. Cheguei ao time com 16 anos e por coincidência trabalho hoje com jogadores dessa idade. Pra mim é muito especial trabalhar aqui, eu me identifico com essa idade. É uma responsabilidade muito grande, pois são garotos que vivem uma idade difícil. Fico feliz por ter a oportunidade de retribuir tudo o que recebi do clube.

Nome completo: José Sérgio Presti
Idade: 53 anos
No São Paulo FC desde: 02/2005


Sub-16: Paulinho

“No meu caso foi questão de oportunidade, comecei a trabalhar em escolinhas de futebol e daí virei técnico de categorias de base. Passei por times de Minas Gerais e então cheguei ao São Paulo.”

“Estou chegando agora no São Paulo e o clube é um dos grandes clubes do mundo. Cheguei em setembro e estou aprendendo muito com os profissionais daqui. Espero contribuir muito para o clube continuar crescendo na profissão.”

Nome: Paulo Ricardo Lemos de Castro
Idade: 45 anos
No São Paulo FC desde: 09/2010

 

Sub-15: Menta

“Pra mim, ser treinador foi algo do acaso. Encerrei minha carreira como jogador e fui convidado para trabalhar nas categorias de base do time que eu jogava na época. Sinceramente eu não me sentia preparado na época, mas depois que aceitei imediatamente me identifiquei com a profissão. Eu me senti realizadíssimo, e hoje sei que é o que me completa.”

“É uma realização estar no São Paulo. Quando comecei a trabalhar como técnico vi que queria estar no melhor lugar, pois queria crescer. E claro que o desejo é vir para cá. Virou uma meta na minha vida trabalhar aqui, aprender a ensinar, a selecionar, a formar futuros craques. Todo técnico quer passar pelo São Paulo.”

Nome completo: Clementino Fonseca de Aguiar Junior
Idade: 39 anos
No São Paulo FC desde: 2008

 

Sub-14: Toninho

“Eu já trabalhava com futebol, e como estava na área decidi continuar ao parar de jogar. Acho que a gente recebe dom para trabalhar com isso, para poder transmitir aquilo que a aprende durante a vida. Nosso trabalho é muito importante, não é fácil descobrir um talento e desenvolver um menino para se tornar jogador. Rquer paciência, jeito, visão. Mas é gratificante.”

“No meu caso, trabalhar no São Paulo é ainda melhor por ser são-paulino. É muito legal ver o que o time significa na vida de um atleta. Além disso, é fantástica a preocupação do clube em formar um cidadão mesmo que a vida no futebol não dê certo. Admiro muito o rigor que o São Paulo tem na escola, na disciplina dos meninos. Só quem vive o dia a dia sabe o que é estar aqui. Cada dia admiro mais o que o clube faz pelo futebol e pelos meninos.”

Nome completo: Antonio Rodrigues
Idade: 46 anos
No São Paulo FC desde: 06/2001

 

Sub-13: Silva

“Escolhi ser técnico porque foi uma consequência, já que eu era jogador de futebol. Comecei cedo no São Paulo, com 14 anos, queria ajudar os garotos como fui ajudado pelo clube. Ou seja, eu coloquei na cabeça que poderia contribuir para a formação de outros atletas”

“Todos os treinadores, pode ter certeza, sabem que é um motivo de muito orgulho trabalhar em uma equipe como o São Paulo, por toda a organização e a tradição que o clube tem. No meu caso, é ainda mais legal pelo fato de eu ser um grande são-paulino.”

Ficha
Nome completo: 
Antonio Carlos da Silva
Idade: 48 anos
No São Paulo desde: 06/2002

Compartilhe esse conteúdo

Deixe seu comentário