Campeão da Supercopa Rei de 2024

Campeão da Supercopa Rei de 2024

Calendário 4/02/2025 - 05:00

No dia 4 de fevereiro de 2024, o São Paulo superou o Palmeiras por 4 a 2 nos pênaltis, após empate por 0 a 0 no tempo normal, e conquistou a Supercopa Rei no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. De todas as competições do futebol ativas na atualidade, era a única que restava ao clube conquistar. Desde então, o Tricolor é o campeão de tudo.

PUBLICAÇÕES DA CONQUISTA

O São Paulo conquistou o direito de participar da Supercopa do Brasil, então batizada com o nome de Supercopa Rei em homenagem ao craque Pelé, por sagrar-se campeão da Copa do Brasil de 2023. A disputa em campo neutro se deu contra o vencedor do Campeonato Brasileiro da mesma temporada, o Palmeiras.

Os são-paulinos não tiveram muito tempo de preparo para essa conquista, que veio logo na quinta partida do time em 2024. Contudo, vinham embalados, pois, dias antes, haviam vencido o Corinthians por 2 a 1, na casa do adversário, em rodada do Campeonato Paulista, quebrando a invencibilidade rival naquele recinto.

Com uma boa presença de público no Mineirão, o jogo foi muito parelho desde o começo, com ambos os oponentes se posicionando ofensivamente e perdendo oportunidades. Aos 20 minutos, Alisson quase teve uma boa chance após cruzamento de Wellington Rato, mas a defesa afastou a bola para escanteio. Pouco depois, foi Calleri que por pouco não abriu o placar: no rebote, Nikão bateu para a defesa do goleiro. Antes do fim da primeira etapa, Luciano ficou de frente para o gol, mas não teve sorte na conclusão.

Após algumas substituições, o time são-paulino postou-se mais ao ataque, porém, com menos clareza nas finalizações. As melhores vieram por meio de Calleri, aos 32 minutos, parando nas luvas do arqueiro, e com a cobrança de falta categórica de Galoppo, que acertou a trave esquerda adversária, aos 35.

Sem alteração no marcador no tempo regulamentar do confronto, o título foi decidido nos pênaltis.

Os tricolores começaram a série de cobranças decisivas com Calleri, que bateu a meia altura, no lado esquerdo de Weverton: 1 a 0 para o São Paulo. Na sequência, Raphael Veiga empatou em lance que Rafael ainda desviou a bola. Galoppo, deslocando o goleiro, bateu alto à direita e pôs o time de novo à frente, 2 a 1. Gabriel Menino, então, igualou a disputa.

Pablo Maia, com jeito, chutou rasteiro enquanto o arqueiro passou longe da bola, 3 a 2 para os são-paulinos. Veio a vez de Rafael brilhar: Murilo chutou baixo, no canto esquerdo, e o tricolor defendeu com segurança. Coube, então, a Michel Araujo não desperdiçar a vantagem: de canhota, tocou a bola no alto, com categoria, à esquerda de Weverton, que não saiu na foto.

Se o Palmeiras perdesse pênalti seguinte, o título estaria definido.

Dito e feito. Com mais uma grande defesa, agora na cobrança de Piquerez, não houve mais o que se disputar: o São Paulo sagrou-se campeão da Supercopa Rei de 2024!

A FICHA DO TÍTULO

04.02.2024
Belo Horizonte (MG)
Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão

Sociedade Esportiva PALMEIRAS 0 x 0 SÃO PAULO Futebol Clube
Nos pênaltis: 4 a 2 para o SPFC

SEP: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez e Murilo; Mayke (Gabriel Menino, 36/2), Richard Ríos (Aníbal Moreno, 36/2), Raphael Veiga, Zé Rafael (Luis Guilherme, 41/2) e Piquerez; Rony e Flaco López (Jhon Jhon, 16/2). Técnico: Abel Ferreira

SPFC: Rafael; Rafinha © (Moreira, 13/2), Arboleda, Diego Costa e Welington (Erick, 24/2); Pablo Maia, Alisson, Wellington Rato (Ferreira, 36/2) e Nikão (Michel Araujo, intervalo); Luciano (Galoppo, 24/2) e Calleri. Técnico: Thiago Carpini

Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC).
Assistente 1: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ)
Assistente 2: Guilherme Dias Camilo (MG)

Renda: R$ 7.736.903,00
Público presente: 42.741

Pênaltis:
Calleri: gol | Raphael Veiga: gol
Galoppo: gol | Gabriel Menino: gol
Pablo Maia: gol | Murilo: defesa
Michel Araujo: gol | Piquerez: defesa

OS CAMPEÕES

3Ferraresi (Nahuel Adolfo Ferraresi Hernández)ZG
4Diego Costa (Diego Henrique Costa Barbosa)ZG
5Arboleda (Robert Abel Arboleda Escobar)ZG
6Welington (Welington Damascena Santos)LE
7Lucas (Lucas Rodrigues Moura da Silva)MA
9Calleri (Jonathan Calleri)AT
10Luciano (Luciano da Rocha Neves)AT
13Rafinha (Marcio Rafael Ferreira de Souza Cunha)LD
14Galoppo (Giuliano Galoppo)MC
15Michel Araujo (Michel Daryl Araujo Villar)MC
16Luiz Gustavo (Luiz Gustavo Dias)VL
18Rodriguinho (Rodrigo Huedra Almeida Mendonça)MC
21Bobadilla (Damián Josue Bobadilla Benítez)VL
23Rafael (Rafael Pires Monteiro)GL
25Alisson (Alisson Euler de Freitas Castro)VL
27Wellington Rato (Wellington Soares da Silva)MC
28Alan Franco (Alan Javier Franco)ZG
29Pablo Maia (Pablo Gonçalves Maia Fortunato)VL
30Moreira (João Moreira Sanmartin Souza)LD
31Juan (Juan Santos da Silva)AT
33Erick (Erick de Arruda Serafim)AT
36Patryck (Patryck Lanza dos Reis)LE
39William (William Gomes Carvalho Santos)AT
40Felipe Preis (Felipe Gabriel Preis)GL
43Nikão (Maycon Vinícius Ferreira da Cruz)MC
47Ferreira (Aldemir dos Santos Ferreira)MA
93Jandrei (Jandrei Chitolina Carniel)GL

Por Michael Serra / Arquivo Histórico João Farah

Compartilhe esse conteúdo

Deixe seu comentário