No dia 2 de fevereiro de 1984, o São Paulo iniciou uma série de três jogos na Índia. Foi a primeira visita do time aquele país. Contudo, é preciso deixar claro, as partidas em solo indiano foram disputadas pelo time júnior do Tricolor (sub-20).
Os são-paulinos, que pouco antes conquistaram o terceiro lugar na Taça São Paulo de Juniores de 1984, foram representar o clube na Série Internacional Super Soccer, promovida pela gigante industrial TATA Iron Steel, foi realizada em três grandes centros: Bombaim, no dia 2; Calcutá, no dia 5; e em Nova Délhi, no dia 12.
Mesmo tomando parte de um certame adulto com um time de jovens, o São Paulo conseguiu movimentar uma verdadeira multidão aos estádios locais (no Saltlake, em Calcutá, estima-se que o público fora superior a 100 mil pessoas), fazendo jus ao apelido ganho no cartaz de divulgação do evento: “The Superboys of Brazil”.
O elenco tricolor possuía nomes que em pouco tempo se consagrariam no futebol brasileiro, como o atacante Sídnei, o meio-campista Silas (artilheiro da Copinha da temporada), o volante Vizolli e o zagueiro Boni, capitão da Seleção Brasileira Sub-20 campeã mundial da categoria um ano antes. Müller, futuro astro tricolor, também tomou parte na delegação, mas não chegou a atuar.
No primeiro jogo, em Bombaim, o São Paulo, escalado com Cavalieri, Edson Correia, Alex Murador, Boni, Popeye, Fernando, Vizolli, Rudinei, Edmilson, Silas e Sídnei, venceu com facilidade o time da Liga de Bombaim (Mumbai League XI) por 3 a 0, com gols de Boni, Sídnei e Vizolli.
Antes da segunda partida, a delegação fez uma visita à ilustre Madre Tereza, Prêmio Nobel da Paz, em Calcutá.
Nessa cidade, o São Paulo enfrentou um adversário mais difícil, muito motivado pelo estádio lotado, e venceu a Liga de Calcutá (Calcutta League XI) apenas por 1 a 0, gol de Izidoro (o único outro atleta que atuou na excursão e apenas neste jogo).
E, antes do embate final, os são-paulinos aproveitaram para visitar o Himalaia, em Darjeling. Então, no dia 12 de fevereiro, veio o confronto mais complicado: contra a Seleção da Índia. O 1 a 1 (gol de Vizolli), porém, foi um ótimo resultado.
Para celebrar a bem-sucedida excursão, os tricolores ainda visitaram o Taj Mahal, antes de voltarem para o Brasil.
Essa história poderia passar despercebida por muito tempo, mesmo para os mais fanáticos torcedores e pesquisadores são-paulinos, não fosse ter sido resgatada pelo colega Ricardo Arruda dentro de um filme indiano de 1985!
Saaheb é um filme indiano (em hindu, uma reprodução do original bengali de 1981) dirigido por Anil Ganguly e estrelado por Anil Kapoor, que interpreta Sunil Sharma ‘Saaheb’. Na trama (a seguir: spoiler), Saaheb se dedicava ao futebol e queria se tornar atleta profissional, contudo, ele desiste da carreira ao doar seu rim para financiar o casamento da irmã.
Mas o importante de tudo isso: por volta dos 50 minutos de filme, as cenas que ilustram o sonho do rapaz de se tornar um jogador profissional são imagens da vitória do São Paulo contra a Liga de Bombaim.
Na passagem, é possível ver a bandeira do Tricolor tremulando no alto do estádio, assim como o ponta Sídnei em um ataque, dentre outras cenas mais distantes. São curtos segundos, contudo, são de uma preciosidade imensa de se ter registrada.
Por Michael Serra / Arquivo Histórico João Farah
Agradecimentos: Ricardo Arruda
Fotos: Revista São Paulo Notícias e acervo de fotos pessoais de jogadores, funcionários e dirigentes