“Estamos vendo aqui o lado cultural do São Paulo.” Foi assim que o presidente Juvenal Juvêncio definiu o lançamento do livro “Rimas Tricolores”, idealizado pelo ex-presidente José Augusto Bastos Neto e pelo renomado jurista Ives Gandra, em evento realizado na noite de segunda-feira, na livraria Nobel do estádio do Morumbi.
A publicação conta com a participação de diversos conselheiros e tomou forma devido à paixão dos tricolores pela poesia. Toda a renda arrecadada nas vendas dos livros, que custam R$ 25, será destinada à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
O evento contou com a participação de convidados, que prestigiaram a obra, feita para suprir um desejo antigo de membros do conselho tricolor, como explica Ives Gandra.
“O Bastos foi o grande criador, a ideia foi mostrar que o time não é melhor e nem pior, mas é diferente dos outros. Vivemos em um ambiente fraterno e desportivo, mas temos uma cultura intensa, com membros que participam de academias literárias diversas”, explicou.
“Sabíamos que alguns Conselheiros escreviam livros e organizavam crônicas e poesias nas horas de folga, e desta forma resolvemos juntá-los e fazer esta obra, demonstrando que o São Paulo não abrange apenas o esporte ou a atividade social”, completa Bastos Neto.
Entre os convidados ilustres que prestigiaram o evento estavam o ex-governador e patrono do clube, Laudo Natel, que exaltou a iniciativa dos colegas. “Não tinha dúvidas de que viriam coisas boas neste livro, já que foi escrito por são-paulinos. Estou muito feliz e honrado por estar aqui hoje”, disse.
O vice-presidente de futebol, Carlos Augusto de Barros e Silva, assim como o vice de comunicação e marketing, Julio Casares, destacaram o lançamento de uma obra feita por são-paulinos. “É muito positivo vermos uma iniciativa como essa. Você eterniza o amor pelo clube através da rima, vê exalar inspiração para o clube”, afirmou Casares.
Juca Chaves, que foi um dos convidados a participar do livro – assim como Paulo Bomfim e Paulo Nathanael Pereira de Souza -, aproveitou o lançamento para falar mais uma vez sobre seu amor pelo Tricolor. “O convite para participar foi uma surpresa, mas adorei e também gostei do tema, pois sou um tricolor muito fervoroso. Fico muito feliz em estar no meio de poetas maravilhosos”, elogiou.
Os Conselheiros Adriano Augusto da Costa Filho, Affonso Renato Meira, Antônio Oscar Guimarães e Guaracy Souza Sampaio também colaboraram com textos. Também participam os jornalistas Carlos Nascimento, Celso Freitas, José Paulo de Andrade e José Roberto Petri, além do maestro João Carlos Martins. As ilustrações inclusas na obra são de Luca Vitali.