Estádio do Morumbi, 9 de abril de 2011. Dia para entrar na história do Cícero Pompeu de Toledo e de todos os espectadores que lá estavam e deixaram a casa tricolor absolutamente lotada. Os fãs que compareceram ao primeiro show da turnê 360º da banda no Brasil presenciaram não só uma apresentação, mas sim um show histórico.
O que se viu foi um espetáculo sem precedentes, com inovação e tecnologia que encantaram os fãs – alguns acamparam desde segunda-feira para ver os irlandeses. Porém, antes de Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. subirem ao palco, ficou a cargo dos ingleses do Muse esquentarem a platéia. Premiados inclusive com o Grammy de melhor álbum de rock, Matthew Bellamy, Christopher Wolstenholme e Dominic Howard fizeram seu papel.
Após o show dos ingleses, a última música tocada pelo sistema de som foi “Trem das Onze” (de Adoniran Barbosa), que foi cantada com entusiasmo por todo o público. Exatamente às 21h30 o relógio virtual do palco abriu a contagem regressiva, e dez minutos depois começou a loucura!
O jogo de luzes foi perfeito. O telão proporcionou ao público uma experiência sem precedentes. E o estádio tremeu (literalmente) todo quando os integrantes do U2 entraram. Daí pra frente foi só diversão.
Bono Vox não precisa fazer nada para conquistar o público, mas faz. Como de costume, chamou uma fã ao palco, que leu a música “Carinhoso” (de Pixinguinha). Também conversou com a platéia sobre pizza e as preferências dos integrantes da banda. Homenageou a ativista birmanesa Aung San Suu Kyi.
E no final, lembrou das vítimas da tragédia na escola em Realengo, no Rio de Janeiro, ao som da música “Moment of Surrender.” Os nomes das vítimas apareceram no telão e o Morumbi se encheu de luzes dos celulares, máquinas fotográficas e isqueiros (a pedido do astro). Uma das cenas mais impressionantes já vistas no estádio.
O U2 volta a se apresentar no Morumbi neste domingo (10) e na próxima quarta-feira (13). Todos os ingressos foram vendidos. Essa é a terceira passagem do grupo no Brasil – a banda já esteve no país em 1998 e 2006.
Este é o terceiro evento musical que o estádio do Morumbi recebeu em 2011. O Cícero Pompeu de Toledo viu shows da colombiana Shakira (no festival Pop Musical Festival, assim como Chimarruts, Train, Ziggy Marley, e Fatboy Slim) e dos britânicos do Iron Maiden.
Sobre a turnê
A turnê 360º do U2 trouxe ao Brasil o palco circular, que é
conhecido como “A Garra”. No palco também há pontes rotativas e a
visão, como diz o nome da turnê, é em 360º, sem obstrução para
nenhum dos lados do estádio. Foram necessários 209 caminhões
carregados com equipamentos e 240 trabalhadores para deixar tudo
pronto para o show.
Após os shows no Brasil, a turnê terá contabilizado mais de 4,5 milhões de espectadores em todo o mundo – foi iniciada em junho de 2009, em Barcelona. Após São Paulo, a banda irá ao México, Estados Unidos e Canadá. Na América do Sul, Chile e Argentina já viram as apresentações dos irlandeses.
Confira o setlist: