Com um show mais intimista que no último domingo (01), Roger Waters fechou a passagem pelo Brasil da turnê “The Wall – Live” nesta terça-feira (03), em mais uma grandiosa apresentação no Estádio do Morumbi. Nesta passagem pelo país, o astro também esteve em Porto Alegre e Rio de Janeiro.
No show desta terça, o público acompanhou o ex-baixista do Pink Floyd sentado, com centenas de cadeiras dispostas no gramado da casa são-paulina. O M1TO Rogério Ceni, mais uma vez, acompanhou a apresentação. Mas a menor quantidade de pessoas não resultou em menos animação, e mais uma vez o Morumbi balançou ao som de um grande astro.
Às 21h Roger Waters subiu ao fantástico palco para começar o show, que é cheio de aparatos tecnológicos. O principal deles é o muro de 137 metros de largura e 11 de altura que tem parte construída durante a apresentação. Nele, são projetadas imagens e frases cheias de mensagens políticas, característica do músico. Na fase final do show, o muro é derrubado – os 424 tijolos utilizados na construção são reciclados e reaproveitados em outras apresentações.
Assim como no último domingo, crianças da orquestra sinfônica de Heliópolis participaram do show, cantando com o músico uma de suas criações mais famosas: Another Brick in the Wall. A lista de músicas tocadas também se repetiu, para a alegria dos fãs que estavam no Morumbi.
O estádio recebeu uma estrutura gigantesca. Além do muro, são aproximadamente 112 toneladas de equipamentos usados em cada show – 23 projetores, 172 alto-falantes, 32 quilômetros de cabos, 21 caminhões e 12 mesas de som. É preciso seis dias para montar e outros seis para desmontar o palco.
Também há mil tiros de fogos de artifício e três gigantescos bonecos representando a mãe (10 metros de altura), a esposa (nove metros), e o professor (nove metros). O porco voador, que carregou mensagens provocadoras em português, foi um dos pontos altos do espetáculo, flutuando por toda a plateia.
Roger Waters foi o primeiro grande astro a se apresentar no Morumbi em 2012. No ano anterior, a casa do São Paulo FC recebeu outros megaeventos como Shakira, Iron Maiden, U2, Justin Bieber, Pear Jam e Eric Clapton.