Foi dramático, como tem sido durante toda a edição deste ano da Libertadores da América, mas o Tricolor avançou para a semifinal. Antes mesmo de a bola rolar, diante de um cenário adverso e um rival de respeito, os são-paulinos já sabiam: não seria fácil conquistar a classificação. E foi assim, com muita entrega e ‘espírito copeiro’, que o São Paulo conseguiu eliminar o Atlético-MG na noite da última quarta-feira (18) e seguir para a semifinal da maior competição sul-americana.
Na Arena Independência, o time são-paulino balançou as redes com o zagueiro Maicon e, apesar da derrota por 2 a 1, passou pelos mineiros no placar agregado: 2 a 2 – venceu por 1 a 0, na ida, no Morumbi. Jogando com inteligência e muita garra, o Tricolor superou um grande adversário e manteve vivo o sonho de conquistar o tetracampeonato. Após o apito final, visivelmente emocionados, os jogadores não seguraram as lágrimas e festejaram bastante a heroica vaga.
Agora, os paulistas aguardarão o desfecho das quartas de final para conhecer o próximo oponente. Antes disso, porém, o clube terá a disputa do Campeonato Brasileiro – já que o torneio internacional será paralisado para a realização da Copa América Centenário, nos Estados Unidos. Com mais um épico confronto, o Tricolor avançou para a sua décima semifinal de Libertadores da América (1972, 1974, 1992, 1993, 1994, 2004, 2005, 2006, 2010, 2016).