O dia começou cedo no Centro de Treinamento da Barra Funda e foi produtivo para o elenco tricolor nesta sexta-feira (9). Os atletas iniciaram as atividades às 8h da manhã e deram sequência ao processo de testes e avaliações da comissão técnica, que exigiu bastante dos jogadores até às 11h30 – quando finalmente os comandados de Muricy Ramalho puderam descansar.
Novamente divididos em pequenos grupos, assim como os exercícios da tarde da última quinta-feira (8), os atletas alternaram os treinos realizados no dia anterior. O circuito começava com o teste isocinético no REFFIS. A avaliação, utilizada para detectar equilíbrio muscular e nível de força, foi supervisionada pelos fisioterapeutas Betinho e Alessandro Pereira. Na sequência, já sob os cuidados da fisioterapeuta Cilmara Moretti, os jogadores trabalharam com o aparelho da empresa australiana dorsaVi.
O ViPerform, aparelho que realiza avaliações e dá parâmetros aos médicos, auxilia preparadores físicos e fisioterapeutas nas prevenções e reabilitação de lesões. O uso da tecnologia de sensores sem fio tem como objetivo medir, de forma objetiva, a qualidade de atividade dos movimentos e músculos. Um software fornece relatórios concisos, em tempo real, para estabelecer dados de movimentações de diversas partes do corpo no computador.
Em testes de corrida, o aparelho informa sobre a força de reação do solo e índice de assimetria em campo em diferentes superfícies, como grama. Depois, com o fisiologista Rogério Neves, os jogadores realizaram um teste de impulsão vertical, que serviu para medir a altura que os atletas alcançam, a forma como ‘aterrissam’ após os saltos, a força explosiva e a potência dos membros inferiores.
Para complementar a atividade, os atletas foram para o campo e correram com a supervisão do preparador físico Sérgio Rocha, que ditou o ritmo do exercício e elaborou um circuito com mudanças de velocidade e direção.
Enquanto esta turma cumpria as etapas do circuito, o restante do elenco fez um trabalho aeróbio e de fortalecimento muscular com o preparador físico Zé Mário, no REFFIS. E para manter a intensidade dos treinos da pré-temporada no CT da Barra Funda, o elenco trabalhará novamente nesta tarde, desta vez sem a presença da imprensa.