No último sábado (19), o Tricolor inaugurou uma homenagem ao maior atleta olímpico de todos os tempos, Adhemar Ferreira da Silva. Em parceria com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Panathlon Club de São Paulo, o clube instalou uma placa indicativa do túmulo do multicampeão no cemitério onde ele está enterrado, na zona norte de São Paulo. O evento contou com a presença de familiares de Adhemar e de companheiros do atleta na época em que ele defendeu as cores do clube, entre 1944 e 1955. O diretor de Comunicação do clube, Edson Lapolla, representou o Tricolor.
Um dos maiores atletas olímpicos da história, Adhemar faleceu em 2001, aos 73 anos de idade, vítima de ataque cardíaco. É por conta de duas conquistas dele que o clube carrega as estrelas douradas no escudo, honrarias dadas em homenagem aos recordes mundiais do salto triplo atingidos por Adhemar em 1952 (Olimpíadas de Helsinque) e 1955 (Jogos Panamericanos).
Além dos dois ouros olímpicos, ele conquistou o tricampeonato em Jogos Pan-Americanos (Buenos Aires 1951, Cidade do México 1955 e Chicago 1959) e é o detentor de cinco recordes mundiais no salto triplo.
NESTE CEMITÉRIO ESTÁ SEPULTADO O MAIOR ATLETA OLÍMPICO BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS
ADHEMAR FERREIRA DA SILVA
Adhemar, nasceu em São Paulo em 29 de setembro de 1927 e faleceu em São Paulo em 12 de janeiro de 2001.
PRINCIPAIS CONQUISTAS DE ADHEMAR FERREIRA DA SILVA:
As duas estrelas amarelas inseridas na camisa oficial do São Paulo Futebol Clube, são em homenagem aos feitos de Adhemar Ferreira da Silva, que quando atleta desta agremiação quebrou o recorde mundial do salto triplo por duas vezes, em 1952 na olimpíada de Helsinque (16,22m) e novamente em 1955, nos jogos pan-americanos na Cidade do México (16,56m).
Adhemar foi o único atleta sul-americano a figurar no livro da I.A.A.F (Federação Internacional do Atletismo) que homenageou os maiores atletas do atletismo do século XX.
TROFÉUS, COMENDAS E TÍTULOS
Troféu Helms Fundation (U.S.A.) – Troféu Taher Mohamed (Turquia) – Cavalheiro Sul-americano do Atletismo (Chile) – Campeão do Cavalheirismo e Esportividade (Chile) – Medalha do Mérito Esportivo (Brasil) – Cidadão Coquimbano (Chile) – Cidadão Carioca (Brasil) – Cidadão Pontagrossense (Brasil) – Atleta Padrão (Brasil) – Ordem Olímpica do COI – Comitê Olímpico Internacional – Adido Cultural do Brasil na Nigéria (1964 a 1967)
FORMAÇÃO ACADÊMICA – Adhemar era formado em Educação Física, Direito, Relações Públicas e Escultor (Escola Belas Artes), além de ser credenciando em Jornalismo.
POLIGLOTA – Adhemar falava sete (7) idiomas: Português, Espanhol, Italiano, Inglês, Francês, Finlandês e Japonês.
ADHEMAR ENCONTRA-SE SEPULTADO NA RUA 12 – TÚMULO 26