Com mais uma grande demonstração de amor ao clube do povo maranhense, o Tricolor estreou com vitória e avançou na Copa do Brasil de 2017. Na noite desta quinta-feira (9), assim como foi durante toda a passagem da delegação em São Luís, os torcedores apoiaram o São Paulo e ajudaram a equipe, que venceu o Moto Club por 1 a 0 e avançou para a segunda fase da competição nacional. O gol solitário da partida foi marcado pelo centroavante Gilberto, logo no início da partida, que garantiu o primeiro triunfo de Rogério Ceni no comando do time.
Na próxima fase, o Tricolor enfrentará o PSTC, do Paraná, que eliminou o Ypiranga-RS (2 x 1). Antes, porém, a equipe são-paulina retomará a disputa do Campeonato Paulista. Neste final de semana, diante da Ponte Preta, o São Paulo disputará a sua primeira partida como mandante na temporada e marcará a estreia de Rogério Ceni no comando do time no Morumbi.
Para encarar os maranhenses, o time são-paulino teve alguns desfalques: Wellington Nem (estiramento no músculo adutor da coxa esquerda), Renan Ribeiro (aprimora forma física após uma contratura no músculo posterior da coxa esquerda), Lucas Fernandes (em fase final de recuperação de cirurgias no joelho e no ombro), Lyanco (Seleção Brasileira Sub-20, no Sul-Americano da categoria) e Wesley (trauma no joelho direito).
Além deles, o goleiro Sidão e o atacante Chavez, com dores musculares, foram preservados pela comissão técnica e ficaram no banco de reservas. Assim, com algumas alterações, o Rogério escalou o time com Denis; Buffarini, Maicon, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; João Schmidt, Thiago Mendes e Cícero; Neilton, Gilberto e Cueva. Já o adversário atuou com Ruan; Diego Renan, Fernando Fonseca, Wanderson e Lorran; Felipe Dias, Esdras, Curuca, Marcos Paullo; Vinícius Paquetá e Tony Galego.
Quando a bola rolou, com o intuito de assegurar a vaga e não deixar os anfitriões gostarem do jogo, o Tricolor logo partiu para o campo de ataque e balançou as redes. Com apenas um minuto, o lateral-esquerdo Júnior Tavares aproveitou falha da defesa rival e encontrou Gilberto na área. Com categoria, o camisa 17 deslocou o goleiro e mandou para o fundo das redes para abrir o placar, em São Luís: 1 a 0 e muita festa dos são-paulinos!
Após largar atrás no marcador, o Moto Club tratou de tentar fechar a defesa para conter as investidas dos paulistas, que ficavam mais tempo no ataque e dominavam as ações do confronto. Aos sete minutos, em jogada ensaiada, Maicon cobrou falta e lançou Rodrigo Caio, que recebeu cara a cara com o goleiro e finalizou. A arbitragem, porém, assinalou impedimento de forma incorreta e invalidou a jogada são-paulina.
Aos 14, Cueva deu bom passe para Neilton dentro da área. O atacante disputou a bola com o zagueiro, ganhou e finalizou rasteiro: o arqueiro adversário defendeu. Depois de um início de jogo intenso, o Tricolor diminuiu a pressão e atuou de forma mais cadenciada. Assim, os visitantes só assustaram novamente antes do intervalo já nos instantes finais da primeira etapa: Neilton invadiu a área e finalizou: o goleiro Ruan defendeu. No rebote, Gilberto rolou no meio para Neilton, que pegou de primeira e carimbou o travessão!
Na volta para a segunda etapa, com uma postura mais cautelosa, o São Paulo não criou tantas oportunidades, mas ainda assim levou perigo e por pouco não ampliou a vantagem. Aos 14 minutos, Cueva rolou para Neilton na entrada da área. O atacante avançou e serviu Gilberto, que bateu de primeira e mandou a bola para fora. Depois, aos 19, Cueva arrancou, percebeu a movimentação de Cícero e tocou para o meio-campista, que finalizou: Ruan fez a difícil defesa e salvou o Moto Club.
Para minimizar o desgaste, Rogério promoveu alterações na equipe e promoveu as entradas de Chavez, Araruna e Shaylon, que entraram nas vagas de Gilberto, Thiago Mendes e Cueva, respectivamente. Sem se expor no campo de defesa e administrando com tranquilidade a vitória, o Tricolor neutralizou os ataques dos maranhenses e assegurou a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil. Que venha o PSTC-PR.