Com muita chuva no segundo tempo e atuação decisiva da dupla Luis Fabiano e Alexandre Pato, o Tricolor arrancou em grande estilo em busca do heptacampeonato brasileiro. Na fria tarde deste domingo (10), com homenagens ao Dia das Mães, o São Paulo estreou com vitória na competição nacional e derrotou o Flamengo por 2 a 1, no Morumbi. Com gols dos goleadores – Everton descontou -, a equipe são-paulina deu o primeiro passo para buscar o título do maior torneio de futebol do país.
Como forma de homenagear a data especial, os jogadores de São Paulo e Flamengo usaram o nome das mães na camisa. A mãe de Paulo Victor, Dona Solange, e a Dona Lurdes, mãe do Doria, receberam flores de seus filhos após o hino nacional, antes de a bola rolar na chuvosa capital paulista.
Antes de duelar novamente pelo Brasileirão, o Tricolor terá a decisão das oitavas de final da Copa Bridgestone Libertadores da América de 2015 pela frente. Em Belo Horizonte, o São Paulo enfrentará o Cruzeiro pelo jogo de volta. Na ida, os paulistas venceram por 1 a 0. Depois de medir forças contra os mineiros, o São Paulo visitará a Ponte Preta pela competição nacional, no dia 17.
Para encarar os flamenguistas, Milton Cruz preservou alguns titulares além de não poder contar com Michel Bastos (dengue), Carlinhos (contratura no músculo adutor da coxa esquerda), Alan Kardec (cirurgia no joelho) e Denis (cirurgia no ombro). Assim, o time foi escalado com Rogério Ceni; Paulo Miranda, Lucão, Dória e Reinaldo; Rodrigo Caio, Souza, Hudson, Wesley e Boschilia; Luis Fabiano.
Com esta formação, Wesley (esquerda) e Hudson (direita) ficavam mais soltos para subir no meio de campo. Já Rodrigo Caio e Souza seguravam mais na marcação, enquanto Boschilia e Luis Fabiano tinham a missão de incomodar a defesa adversária. Nos instantes iniciais do confronto, o Flamengo apertou a saída de bola do São Paulo e não deu espaço para os donos da casa atacarem.
Dessa forma, a melhor chance do Tricolor só surgiu aos 18 minutos. Rodrigo Caio rolou para Boschilia, que arriscou de longe. A bola subiu após desvio na defesa, Souza tocou de cabeça para o meio, e Luis Fabiano finalizou de primeira. A bola, porém, explodiu em Wallace, que impediu que as redes balançassem. A equipe são-paulina encontrava dificuldades para achar espaços na defesa rival.
Então, sem vida fácil para buscar o gol, os anfitriões trocavam passes no campo de defesa para tentar envolver os cariocas e encontrar brechas na marcação dos visitantes. E se entrar na área era complicado, a solução foi apostar nas cobranças de bolas paradas. Aos 35, Boschilia bateu falta no capricho, mas a bola passou rente a trave!
Pouco depois, aos 42, Paulo Victor salvou o Flamengo! Wesley cobrou falta na área, Paulo Miranda, livre, tocou de cabeça, e o goleiro tirou com o pé. Na sobra, o volante Souza bateu de primeira, mas a bola explodiu na zaga, e o primeiro tempo terminou sem gols.
Na volta para a segunda etapa após o intervalo, para tentar mudar o panorama do embate e dar mais ofensividade aos paulistas, Milton Cruz promoveu a entrada do armador Paulo Henrique Ganso na vaga de Hudson, que já tinha cartão amarelo. A alteração do Maestro deu cara nova ao jogo, que ficou mais aberto e com boas chances para o Tricolor.
Logo aos três minutos, mais ligado, o São Paulo começou povoando o meio de campo e assustou. Ganso tabelou perto da grande área e rolou para Luis Fabiano. O Fabuloso bateu de fora, mas a bola subiu e foi por cima da meta de Paulo Victor. Na sequência, aos 6, com liberdade, Ganso armou o ataque dos anfitriões, deixou a bola para o camisa 9, que bateu prensado na marcação.
O Tricolor voltou melhor para o segundo tempo, principalmente pela entrada de Ganso, que deu mais opções ao ataque. Porém, foi do Flamengo a melhor chance, com Gabriel, obrigando Rogério Ceni a fazer bela defesa. Para evitar que os visitantes gostassem da partida e explorassem as jogadas na frente, os mandantes trataram de manter a pressão e acuar novamente os cariocas.
Aos 16, Ganso encontrou Wesley no meio, que rolou para Luis Fabiano na grande área. O Fabuloso bateu para o gol, Paulo Victor fez uma defesa incrível. No rebote, o mesmo Luis Fabiano finalizou de esquerda, mas Anderson Pico, em cima da linha, tirou pela linha de fundo. Grande chance do time são-paulino!
Os flamenguistas ficaram mais acuados no segundo tempo. Os visitantes sofriam para encontrar a forma de marcar o meio do São Paulo, que melhorou com Ganso. Assim, os paulistas conseguiram tirar o zero do placar aos 28 minutos. Souza tocou para Pato, que achou Wesley. O meia descolou bela bola para Luis Fabiano na grande área. De cabeça, o Fabuloso deslocou Paulo Victor e abriu o placar no Morumbi! Que golaço!
Superior, o Tricolor não diminuiu o ritmo de jogo e ampliou com Alexandre Pato, que acabara de herdar o lugar de Boschilia. Assim como no primeiro gol, a bela trama do sistema ofensivo conseguiu envolver o Flamengo. Aos 34, Mugni errou o passe no campo de defesa, e o São Paulo não desperdiçou. Ganso achou Pato na grande área. Com categoria, o atacante tirou do goleiro para ampliar: 2 a 0
Os visitantes ainda tentaram estragar a arrancada em grande estilo do Tricolor no Brasileirão de 2015 com Everton, aos 40 minutos, em cobrança de pênalti, mas não puderam impedir a derrota para os paulistas na rodada de abertura: 2 a 1 e os primeiros três pontos em busca do heptacampeonato nacional!