O São Paulo dependia apenas de suas forças para retomar a liderança do Campeonato Brasileiro. Em tarde de sol no Morumbi e com apoio da torcida, os são-paulinos, porém, não conseguiram conquistar os três pontos sobre o Avaí. Apesar de sair na frente no placar, com Souza, o Avaí empatou aos 45 do segundo tempo.
Líder ao final da sétima rodada, o São Paulo perdeu a liderança provisoriamente para o Sport, que abriu a oitava rodada com vitória sobre o Vasco, chegando aos 18 pontos. Precisando vencer, o Tricolor começou a partida bastante ofensivo, mas só conseguiu abrir o placar no segundo tempo. Com o empate, a equipe do Morumbi fica com 17 pontos, na segunda colocação.
Visando retomar o caminho das vitórias e a primeira colocação, o São Paulo encara o Palmeiras, no dia 28, no Allianz Parque, às 16h. O técnico Juan Carlos Osorio terá mais uma semana cheia para preparar a equipe antes do clássico.
Com a escalação modificada, principalmente pela leve lesão de Rogério Ceni, suspensão pelo terceiro cartão amarelo de Luis Fabiano e recuperação de PH Ganso, o São Paulo foi a campo com Renan Ribeiro; Bruno, Toloi, Doria, Carlinhos; Souza, Hudson, Thiago Mendes, Michel Bastos, Paulo Henrique Ganso; Alexandre Pato.
Com apenas 1 minuto de partida, Souza subiu duas vezes na área, levando perigo para o adversário. Dois minutos depois, foi a vez de Ganso invadir a área e arriscar rasteiro, tendo de fazer o goleiro Vagner, do Avaí, trabalhar. Ainda aos oito minutos, Bruno cruzou pela terceira vez na área, todas as vezes sendo interceptadas pelo goleiro.
A grande chance do São Paulo apareceu aos 9 minutos. Michel Bastos soltou uma bomba da intermediária, e a bola passou com perigo à direita do goleiro Vagner. Aos 14, Carlinhos ganhou jogada pela esquerda e cruzou para trás. Souza apareceu livre e finalizou de carrinho. A bola passou muito perto da trave direita de Vagner.
O Avaí levou perigo apenas uma vez no primeiro tempo. Aos 22 minutos, após a defesa do São Paulo tirar a bola da área, Emerson ficou com o rebote de frente para o goleiro Renan Ribeiro, mas pegou errado na bola e mandou para fora. Aos 24 minutos, Alexandre Pato recebeu ótimo passe de Ganso em posição legal e faz o gol. Arbitragem, porém, marcou impedimento.
Aos 27 minutos, Vagner saiu errado, e Carlinhos cruzou. No rebote da defesa, Thiago Mendes tocou para Ganso chutar com desvio. Quase, novamente, o primeiro gol do São Paulo. Depois de algumas novas chances, Pato fintou Emerson e foi derrubado. Ao reclamar, pedindo punição ao atleta do Avaí, Pato recebeu cartão amarelo.
O São Paulo terminou o primeiro tempo com 8 finalização e mais de 60% de posse de bola, porém, não conseguiu transformar as chances em gol. Bem ofensivamente e na marcação, o técnico Osorio optou por voltar com a mesma equipe para a etapa complementar.
Logo nos primeiros minutos, o Tricolor mostrou que a motivação de vencer era a mesma do primeiro tempo. Aos 3 minutos, Michel Bastos pegou o rebote fora da área após boa jogada de Thiago Mendes pela direita e bateu bonito. O goleiro do Avaí cai no canto direito e fez ótima defesa para salvar o Avaí.
Aos 9 minutos, finalmente, a rede balançou. Ganso rolou para Hudson cruzar, encontrando Souza na área, que dominou no peito e chutou. 1 a 0 São Paulo. Aos 19 minutos, Osotio optou por colocar Edson Silva no lugar de Thiago Mendes.
Renan Ribeiro mostrou que o peso de substituir o M1TO realmente não o abalou. Aos 23 minutos, Nino Paraíba avançou pela direita e cruzou. Rômulo apareceu livre do outro lado e tocou de cabeça. Renan Ribeiro voou bonito no canto esquerdo para colocar a bola para escanteio. Um minuto depois, novamente, o camisa 28 fez uma grande defesa, sendo ovacionado pela torcida.
Contando com apoio da torcida também, aos 27 minutos, Centurion entrou no lugar de Alexandre Pato. O São Paulo continuou ofensivo e criando grandes chances, porém, Vagner também estava em grande dia no gol do Avaí.
Quando o placar já parecia definido, aos 45 minutos, a zaga são-paulina saiu errado e André Lima ficou com a bola, girando com o pé direito e batendo forte, sem chances de defesa para Renan Ribeiro. 1 a 1, placar final.