Quem circula constantemente pelo Estádio Cícero Pompeu de Toledo sabe: o Morumbi está sempre em movimento. A atualização permanente do Gigante Tricolor mantém a casa são-paulina sempre em equilíbrio entre tradição e modernidade. Nos últimos anos foram diversas intervenções: reformas do gramado e dos bancos de reservas, troca dos assentos do estádio, nova identidade visual, novos espaços comerciais (Amani, Pub&Poker) e circuito interno com fibra ótica.
Nesta quinta-feira, no jogo contra o Cruzeiro pela quarta fase da Copa do Brasil 2017, uma etapa fundamental desse processo se completa: o Tricolor, em parceria com a Brahma e o Movimento Por Um Futebol Melhor, inaugura seu novo Centro de Mídia, com novas áreas de zona mista, coletiva, credenciamento e convivência exclusivas para os profissionais de imprensa que trabalham nos jogos que acontecem no Morumbi.
“Esse novo espaço que foi totalmente reformado traz muitas alegrias ao São Paulo. Primeiro porque dá andamento a uma série de ações de modernização do Morumbi, que é a casa de todo são-paulino. E também porque oferece aos profissionais de imprensa, que todos os dias acompanham o time a ajudam a construir a imagem do São Paulo, melhores condições de trabalho”, afirmou o presidente do clube Carlos Augusto de Barros e Silva.
“Sempre direcionamos os investimentos de patrocínios em projetos que visam deixar um legado no clube. Realizar uma obra como essa só reforça a nossa parceria com o São Paulo e o nosso compromisso com os seus torcedores”, disse Sandro Leite, gerente de marketing esportivo da Ambev.
A obra, inspirada nas curvas do gramado do Estádio, organiza todo o fluxo de pessoas envolvidas no campo e cobertura das partidas, com novos corredores de entrada para atletas, convidados e imprensa. Cada corredor foi planejado especialmente para o público que receberá. O de imprensa, por exemplo, traz uma impressionante colagem de matérias que contam a história do São Paulo Futebol Clube desde seu primeiro título, sobre o Corinthians, em 1931, em uma homenagem aos profissionais de mídia que levam diariamente ao torcedor o passado e presente do clube.
A entrada dos atletas, que receberá ambos os times a cada jogo, traz um painel que registra os nomes de todos os atletas e técnicos campeões de títulos oficiais pelo clube. São mais de 400! Em seguida, uma linha do tempo registra as diversas eras das glórias são-paulinas, de Friedenreich, passando por Leônidas, Careca e Raí até chegar a Muricy, Rogério e Lucas. Vale reparar na foto histórica de Telê Santana com as taças do Mundial, o olhar do Mestre parece seguir quem está no corredor onde quer que esteja. Na zona mista, um painel celebra a torcida são-paulina, e outro registra a construção do estádio com fotos e até mesmo a planta original de Villanova Artigas como papel de parede.
A nova sala de coletiva relembra os três títulos da Libertadores e do Mundial Interclubes, com ilustrações que relembram a data de cada final. O local agora conta com backdrop digital e pode receber 66 pessoas sentadas, além de contemplar vagas para cadeirantes e oferecer saídas de áudio e pontos de rede para mais de 30 câmeras.
Além de um espaço de trabalho tecnológico e funcional, o novo Centro de Mídia certamente passará a ser parada obrigatória no Morumbi Tour, visita guiada aos principais pontos do estádio. O projeto do espaço é da Polzin Arquitetura, e a programação visual foi elaborada pela agência Publishouse em parceria com o departamento de Comunicação do São Paulo Futebol Clube. A obra é uma realização das vice-presidências de Obras e Administração e Finanças, em conjunto com as diretorias de Estádio e Comunicação.