Não foi o resultado que o Tricolor desejava, mas diante de um adversário direto na tabela do Campeonato Brasileiro de 2017 e atrás de uma melhora longe de seus domínios, o time são-paulino trouxe um ponto na bagagem neste domingo (20). Na Ressacada, após ver os mandantes largarem na frente com Júnior Dutra em cobrança de pênalti, o São Paulo arrancou o empate por 1 a 1 em duelo válido pela 21ª rodada da competição nacional.
Hernanes, também em cobrança de penalidade máxima, balançou as redes para os visitantes em Santa Catarina. Com o resultado, o Tricolor se manteve na 16ª colocação, agora com 23 pontos. No próximo final de semana, fora de casa, o São Paulo terá o clássico contra o Palmeiras pela frente.
Para encarar os catarinenses, o técnico Dorival Júnior não contou com Araruna (estiramento na coxa direita), Bruno (problema na região cervical), Júnior Tavares (lombalgia), Morato (cirurgia no joelho direito) e Wellington Nem (cirurgia no joelho direito), além de Pratto e Marcinho (suspensos pelo terceiro cartão amarelo na competição nacional).
Apesar das baixas, o time são-paulino contou com o retorno de Cueva que cumpriu suspensão automática diante do Cruzeiro (3 x 2). Dessa forma, a equipe atuou com Sidão; Buffarini, Rodrigo Caio, Arboleda e Edimar; Jucilei, Petros e Hernanes; Marcos Guilherme, Gilberto e Cueva. Já os anfitriões foram escalados com Douglas; Leandro Silva, Alemão, Airton e Capa; Luan, Judson e Pedro Castro; Junior Dutra, Joel e Juan.
O primeiro tempo foi bem disputado, mas sem muitas oportunidades claras de gol. O forte vento contra o gol são-paulino dificultava a criação das jogadas. Assim, só aos 19 minutos os paulistas criaram a primeira chegada na frente: Marcos Guilherme avançou pela direita e cruzou na cabeça de Gilberto, que testou. O goleiro Douglas espalmou para longe.
Pouco depois, aos 23, Hernanes cobrou escanteio na cabeça de Rodrigo Caio, que cabeceou com perigo por cima. Mesmo com as adversidades, o Tricolor tentava atacar em busca de um resultado positivo. Aos 36 minutos, Buffarini cruzou na área, a zaga não afastou, e a bola sobrou para Jucilei. O volante rolou para Hernanes, que bateu de esquerda: a bola explodiu na defesa e ficou nas mãos de Douglas.
Ainda antes do intervalo, os visitantes tiveram uma boa chance de largar na frente em Florianópolis. Já nos acréscimos, Cueva cobrou falta, e Rodrigo Caio tentou aproveitar pelo alto novamente: desta vez, a bola passou à esquerda do gol. Apesar de insistir, o São Paulo não conseguiu balançar as redes nos primeiros 45 minutos.
A segunda etapa foi mais aberta e contou com mais emoção. Logo aos quatro minutos, Hernanes deu belo passe em profundidade para Gilberto, que apareceu sozinho na área, mas o arqueiro rival saiu em seus pés para ficar com a bola. Depois, aos 11, Edimar cruzou da esquerda, Hernanes invadiu a área, testou, e o goleiro do Avaí espalmou quase no ângulo!
Aos 21 minutos, Dorival mexeu na equipe e promoveu a entrada de Lucas Fernandes no lugar de Cueva. A alteração, porém, não teve tempo de surtir efeito. Três minutos depois, a arbitragem assinalou pênalti para os donos da casa: Júnior Dutra converteu e abriu o placar em Santa Catarina: 1 a 0. Sem desanimar, o Tricolor seguiu em busca do gol e conseguiu deixar tudo igual aos 32: Hernanes cobrou escanteio, e Pedro Castro desviou com a mão! Pênalti! O Profeta bateu e empatou! 1 a 1!
O tento do camisa 15 deu ânimo novo ao time são-paulino, que partiu para cima do adversário e ainda teve as entradas de Gomez e Denilson – nas vagas de Gilberto e Jucilei – para tentar conquistar os três pontos fora de casa. Os paulistas acuaram os mandantes, mas não conseguiram furar o bloqueio e assim trouxeram um ponto na bagagem: 1 a 1.