Dois jogos, três gols e uma certeza: Calleri já está adaptado ao Brasil! Na tarde de carnaval deste sábado (6), no Pacaembu, o Tricolor venceu a sua primeira partida no Campeonato Paulista de 2016 com mais uma grande atuação do camisa 12, que comandou a goleada sobre o Água Santa por 4 a 0 ao balançar as redes duas vezes e dar a assistência para o tento de Michel Bastos – Thiago Mendes anotou o outro gol.
Com o resultado, o São Paulo assumiu a liderança do Grupo C na competição estadual, agora com quatro pontos em duas rodadas. Na próxima quarta-feira (10), novamente no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Tricolor entrará em campo com uma missão diferente: garantir a vaga na fase de grupos da Libertadores da América. Diante do César Vallejo-PER, após empate por 1 a 1 em território peruano, o time brasileiro depende apenas de um empate sem gols para seguir adiante na competição internacional.
Por precaução, Patón não relacionou o zagueiro Breno, o lateral-direito Bruno e o atacante Centurion. Já o meia-atacante Daniel (contratura no músculo posterior da coxa direita) e o atacante João Paulo (fratura por estresse na perna direita), além do zagueiro Lugano e do recém-contratado Kelvin (aprimoram a forma física), não estão à disposição. Com o intuito de preservar alguns titulares para o confronto de volta da primeira fase da competição continental, o comandante são-paulino armou o time principal com uma série de alterações.
Dessa forma, a equipe começou a partida com Denis; Mateus Caramelo, Lucão, Rodrigo Caio e Carlinhos; Hudson, Wesley e Rogério; Wilder, Calleri e Kieza. Em relação aos últimos três compromissos do São Paulo – sempre com a mesma formação -, apenas Denis, Rodrigo Caio e Hudson foram mantidos para a partida deste final de semana. Assim, cinco titulares ficaram no banco de reservas como opção: Mena, Thiago Mendes, Paulo Henrique Ganso, Michel Bastos e Alan Kardec. Já o Água Santa atuou com Roberto; Jonathan, Cléber, Eli Sabiá e Tarracha; André Rocha, Sérgio Manoel, Russo e Éder; Everaldo e Francisco Alex.
Quando a bola rolou na capital paulista, o Tricolor assustou primeiro e rondou a área adversária com mais frequência. O São Paulo trocava passes, buscava muito as laterais, mas sem um armador de ofício não conseguia explorar as jogadas pelo meio. Wilder, pela direita, e Rogério, pela esquerda, tentavam municiar Kieza e Calleri na grande área, enquanto Wesley chegava de trás e buscava as investidas ainda do campo de defesa.
No entanto, apesar de ficar mais tempo com a posse de bola, o time são-paulino quase foi surpreendido aos 20 minutos: Sérgio Manoel recebeu passe na entrada da área. Denis deixou a meta, fechou o ângulo do chute e fez grande defesa! O lance empolgou o rival, que aos 25 levou perigo novamente. Em rápido contragolpe, Everaldo rolou para Francisco Alex, que bateu colocado do bico da área e viu a bola passar rente à trave direita.
E justamente quando o Água Santa tentava equilibrar as ações do jogo, o Tricolor largou na frente. Aos 31 minutos, Hudson tocou na direita para Wilder, que cruzou do bico da área. Livre de marcação, o atacante Calleri cabeceou no contrapé de Roberto, que nada pôde fazer para evitar o gol são-paulino! Segundo gol do argentino em dois jogos pelo São Paulo: na estreia, contra o César Vallejo, do Peru, na Libertadores, o camisa 12 já havia deixado a sua marca em duelo que terminou empatado em 1 a 1 e garantiu ao São Paulo a vantagem de atuar pelo empate sem gols na volta para avançar para a fase de grupos do torneio sul-americano.
Na volta para a segunda etapa, o São Paulo tentou manter a postura ofensiva, mas não conseguiu evitar que o adversário se soltasse mais. Então, para tentar retomar o controle da partida, Bauza promoveu as entradas de Michel Bastos aos 11 minutos, na vaga de Rogério, Paulo Henrique Ganso aos 18, no lugar de Kieza, e Thiago Mendes aos 24, que herdou a vaga de Wilder. As mudanças surtiram efeito, e o Tricolor envolveu o Água Santa para construir a tranquila vitória e conquistar o primeiro triunfo no estadual de 2016.
Aos 26 minutos, Calleri fez mais um de cabeça, em jogada típica de centroavante. O argentino rolou para Caramelo e pediu a bola de volta. O lateral-direito devolveu em cruzamento perfeito, e Calleri nem precisou sair do chão para fazer o segundo dele e do Tricolor no jogo: 2 a 0! A partir daí, o rival parou de atacar e não conseguiu evitar que os mandantes aumentassem a vantagem. Aos 33, Wesley começou a jogada deixando Caramelo livre para cruzar. O lateral mandou rasteiro, Eli Sabiá desviou, e Thiago Mendes recebeu a bola para soltar a bomba, da entrada da área, e fazer o terceiro do São Paulo: 3 a 0.
O placar já parecia definido quando aos 44 minutos Calleri entrou novamente em ação. O argentino fez belo lançamento para Michel Bastos, que dominou e chutou cruzado, sem chances para Roberto: 4 a 0! Goleada e vitória tranquila da equipe de Edgardo Bauza, que segue crescendo para encarar os desafios da temporada. Que venha o jogo da volta na primeira fase da Libertadores!