A conquista do Troféu Cidade de Florença

A conquista do Troféu Cidade de Florença

Calendário 20/06/2020 - 12:01
Divulgação
Arquivo Histórico do São Paulo FC
Divulgação
Arquivo Histórico do São Paulo FC
Divulgação
Arquivo Histórico do São Paulo FC
Divulgação
Arquivo Histórico do São Paulo FC
Divulgação
Arquivo Histórico do São Paulo FC
Divulgação
Arquivo Histórico do São Paulo FC
Divulgação
Arquivo Histórico do São Paulo FC
Divulgação
Arquivo Histórico do São Paulo FC

No ano de 1964, o São Paulo viajou ao velho continente e realizou um feito inédito e jamais repetido na história do clube: uma campanha invicta de nove vitórias e três empates em partidas no exterior! Esse recorde proporcionou ao elenco são-paulino o apelido de “Furacão da Europa”. No meio da façanha digna da famosa e tradicional Fita Azul, o Tricolor também abocanhou um título, e de uma maneira bem inusitada!

Nos dias 18 e 20 de junho de 1964, o São Paulo disputou o Troféu Cidade de Firenze – oficialmente “II Torneo Internazionale Cittá di Firenze” – com Fiorentina, anfitriã, Zenith, da União Soviética, e Benfica, de Portugal. Embalado e sabedor que, em 1963, o Palmeiras havia sido o campeão do certame, o Tricolor estava sedento por erguer a taça.

RELEMBRE: A EXCURSÃO DO FURACÃO DA EUROPA

A competição de tiro curto teve como chaveamento os confrontos Zenith versus Benfica e São Paulo contra os donos da casa, na fase semifinal. No dia 16, os russos venceram o time de Eusébio pela contagem mínima e avançaram para a final. Dois dias depois o Tricolor foi a campo enfrentar os fiorentinos reforçados do brasileiro Amarildo, do Milan, emprestado para a ocasião.

 

Fiorentina

No primeiro tempo, o São Paulo dominou completamente o jogo com uma convincente atuação: muitas tabelas e jogadas rápidas que culminaram no primeiro gol, de Del Vecchio, aos 22 minutos, em que o jogador escorou de cabeça um cruzamento de Valdir Birigüi.

Apesar do gramado escorregadio, devido às fortes chuvas na região momentos antes do jogo, o São Paulo, mais técnico, seguiu no comando da partida. A situação dentro de campo também propiciou uma ação mais agressiva dos adversários, que abusavam das faltas. Em uma dessas, quase ao fim da partida e a 30 metros da meta fiorentina, Bazzaninho executou a cobrança com força e perfeição, sem chances para o goleiro: 2 a 0 para o Tricolor!

Aos 42 minutos, Seminário ainda diminuiu para os donos da casa, sem que, contudo, a vaga são-paulina à final do torneio fosse comprometida.

 

Zenith

Eis então que, na final do torneio, o inusitado acontece. A delegação são-paulina estava hospedada em um hotel na margem do rio Arno oposta à qual se encontrava o estádio Comunale Artemio Franchi. Após partir rumo ao estádio, choveu muito e repentinamente o rio transbordou. Nisso, o roupeiro Ferrari percebeu que havia esquecido os uniformes no hotel! Naquela situação não seria mais possível buscá-los…

Só restou ao Tricolor contar com a generosidade dos anfitriões. A Fiorentina fez o favor de emprestar seus jogos de camisas azuis para a equipe do São Paulo. Como na Copa do Mundo de 1958, quando o Brasil enfrentou a Suécia com o manto dessa cor, os tricolores foram bem-sucedidos e venceram os soviéticos, mesmo desfalcados de Riberto, contundido. 1 a 0 foi o placar final da decisão truncada e muito prejudicada pela chuva. O gol do título foi marcado por Valdir Birigüi.

 

A campanha

18.06.1964 Quinta-Feira 21h00. Tempo: Bom
Torneio Internacional Cidade de Florença
Florença (Itália) Estádio Comunale Artemio Franchi

SÃO PAULO Futebol Clube 2 x 1 Associazione Calcio FIORENTINA (Itália)

SPFC: Suly; De Sordi, Bellini, Jurandir e Riberto; Leal (Sudaco) e Bazzaninho; Faustino, Marco Antônio (Prado), Del Vecchio e Valdir Birigüi

Técnico: Oto Vieira
Gols: Del Vecchio; Bazzaninho

ACF: Albertosi, Robotti (Benaglia), Castelletti, Guarnacci, Brizzi, Pirovano, Hanrih, Loyacomo, Bertini, Amarildo, Seminário

Técnico: Giuseppe Chiappella
Gols: Seminário

Árbitro: Roversi (Itália)
Público: 20.000 pagantes

 

20.06.1964 Sábado 22h00. Tempo: Bom
Torneio Internacional Cidade de Florença
Florença (Itália) Estádio Comunale Artemio Franchi

SÃO PAULO Futebol Clube 1 x 0 Futbol’nyy Klub ZENITH Leningrad (União Soviética)

SPFC: Suly; De Sordi, Bellini, Jurandir e Virgílio; Leal e Bazzaninho; Faustino, Marco Antônio (Prado), Del Vecchio e Valdir Birigüi

Técnico: Oto Vieira
Gols: Valdir Birigüi

FKZ: Vostroilov, Nepomiluev, Soveiko, Dergachyov, Danilov, Zavidonov, Belikov, Krotkov, Ryazano, Burchalkin, Vasilyev

Técnico: Evgeniy Ivanovich Eliseev
Gols: Não houve gol marcado  

Árbitro: Rigato (Itália)
Público: 25.000 pagantes

Compartilhe esse conteúdo

Deixe seu comentário