Com apenas dez jogadores em campo após a expulsão de Reinaldo ainda no primeiro tempo, o São Paulo foi derrotado pelo Botafogo por 1 a 0 nesta segunda-feira (22), no Estádio Nilton Santos, em duelo válido pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de 2020.
Com o resultado, o Tricolor caiu da terceira para a quarta colocação e se manteve com os 63 pontos. Na próxima quinta-feira (25), às 21h30, no Morumbi, a equipe são-paulina enfrentará o Flamengo pela rodada de encerramento do torneio.
Para encarar os cariocas, o time não contou com Walce (cirurgia no joelho), Liziero (cirurgia no tornozelo), Paulinho (artroscopia no joelho) e Gonzalo (trauma no quadril), além de Daniel Alves (suspenso pelo terceiro cartão amarelo).
Desta forma, com Toró entre os titulares pela primeira vez na competição nacional e a volta de Gabriel Sara (recuperado de lesão), o técnico interino Vizolli escalou a equipe com Volpi; Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Tchê Tchê, Igor Gomes e Gabriel Sara; Toró e Luciano.
Aos 28 minutos do primeiro tempo, o Tricolor sofreu uma baixa: Reinaldo recebeu cartão vermelho. Com a expulsão, Toró teve que deixar o jogo e foi substituído por Léo pouco antes do intervalo.
Na etapa complementar, com apenas de jogadores em campo, o São Paulo não conseguiu criar as oportunidades na frente e sofreu o gol aos 12 minutos, marcado por Matheus Babi. 1 a 0.
Com o intuito de explorar os contragolpes, Vizolli promoveu as entradas de Igor Vinícius, Galeano e Rojas, que retornou aos gramados após dois anos sem atuar – desde a lesão sofrida em 2018, na partida com o Vitória, em Salvador.
Com as alterações, o time são-paulino teve boa chance de empatar aos 37 minutos: após rápida escapada, Galeano foi derrubado na área e a arbitragem assinalou pênalti. Luciano cobrou, o goleiro adversário defendeu e o Tricolor não conseguiu evitar o revés fora de casa.
BOTAFOGO 1 x 0 SÃO PAULO
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 22/02/2021 (segunda-feira)
Horário: 20h
SPFC: Volpi; Juanfran (Igor Vinícius, 19min/2ºT), Arboleda, Bruno Alves (Hernanes, 30min/2ºT) e Reinaldo; Luan, Tchê Tchê, Igor Gomes (Rojas, 30min/2ºT) e Gabriel Sara (Galeano, 19min/2ºT); Luciano e Toró (Léo, 41min/1ºT). Técnico: Marcos Vizolli
BFR: Diego Loureiro; Kevin, Marcelo Benevenuto, David Sousa e Hugo; Luiz Otávio (Barrandeguy, 47min/2/ºT), Kayque (Matheus Babi, intervalo), Warley (Davi Araújo, 35min/2ºT), Bruno Nazário (Cesinha, 31min/2ºT) e Ênio; Rafael Navarro (Matheus Nascimento, 35min/2ºT): Técnico: Lúcio Flávio
Gol: Matheus Babi (13min/2ºT)
Cartões amarelos: Rafael Navarro (38min/1ºT), Bruno Alves (20min/2ºT), Igor Gomes (25min/2ºT), Pablo (no banco, 37min/2ºT), Bruno Nazário (substituído, 39min/2ºT), Marcos Vizolli (42min/2ºT), Hernanes (43min/2ºT), Léo (44min/2ºT)
Cartão vermelho: Reinaldo (29min/1ºT)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Éder Alexandre (SC)
Quarto Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Árbitro de Vídeo: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)
Assistentes de Árbitro de Vídeo: Ramon Abatti Abel (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
Observador de VAR: Alicio Pena Junior (MG)