Um dos grandes personagens do Tricolor nesta campanha heroica da Libertadores da América, o lateral-esquerdo Mena se despediu dos companheiros e membros da comissão técnica na manhã desta sexta-feira (20) e seguiu para Santiago. Assim como o jovem Rodrigo Caio, o camisa 21 também disputará a Copa América Centenário que será realizada entre os dias 3 e 26 de junho, nos Estados Unidos. Seguindo a programação da Confederação Chilena de Futebol, o ala se apresentará para o período de treinamentos.
O Chile está no Grupo D, ao lado de Argentina, Panamá e Bolívia. Esta será a primeira Copa América fora da América do Sul, sendo o torneio oficializado com um acordo entre a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) e a Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF), com o intuito de celebrar o aniversário de 100 anos da CONMEBOL e do torneio.
Assim, o jogador segue viagem para integrar a delegação após a emocionante classificação para a semifinal da competição continental ao eliminar o Atlético-MG nas quartas de final. Se a equipe chilena avançar até a decisão, o lateral-esquerdo desfalcará o Tricolor em dez rodadas da competição nacional – vale lembrar que a Libertadores da América será paralisada para a disputa da Copa América.
Em 2015, como grande anfitrião, o Chile venceu o torneio pela primeira vez. Por isso, encarar a disputa deste ano como atual campeão animou ainda mais o atleta tricolor. O técnico Juan Antonio Pizzi, que anunciou a lista com 23 jogadores, contará com um são-paulino em grande fase. Mena é o segundo maior desarmador da Libertadores, com 33 roubadas de bola, atrás apenas de Hudson (47). Além disso, o jogador também se destaca nos passes: segundo maior passador do torneio, com 467 passes certeiros, superado apenas por Rafael Carioca (509).
Boa sorte, Mena!