Neste final de semana, no Morumbi, o Tricolor fará o duelo de ida das quartas de final do Campeonato Paulista de 2017. Antes de enfrentar o Linense, porém, o site oficial do clube traz algumas curiosidades, estatísticas e feitos da equipe são-paulina na primeira fase. Para chegar ao mata-mata do estadual, o Tricolor ficou com a liderança do Grupo B, com 20 pontos em 12 rodadas: cinco vitórias, cinco empates e duas derrotas.
ARTILHEIRO > Com sete gols, o atacante Gilberto foi o goleador da primeira fase da competição, ao lado de William Pottker (Ponte Preta) e Henan (Santo André).
ESTATÍSTICAS > Dono do melhor ataque do Campeonato Paulista, com 25 gols, o São Paulo também foi o líder de desarmes da primeira fase. Ao todo, foram 226 roubadas de bola, média de 18,8 por partida.
GOLEIROS > O técnico Rogério Ceni deu oportunidade para os três arqueiros na primeira fase do estadual: Sidão disputou seis partidas, Denis três e Renan Ribeiro três.
ELENCO > Todos os 28 jogadores inscritos pelo clube na primeira fase foram utilizados pelo técnico Rogério Ceni.
GAROTADA NOS CLÁSSICOS > Recém-promovidos das categorias de base, Junior Tavares e Araruna disputaram os três clássicos do Tricolor na primeira fase: Santos (3 x 1), Palmeiras (0 x 3) e Corinthians.
MORUMBI > O São Paulo não foi derrotado em seus domínios na primeira fase do Paulista. Em seis partidas, foram três vitórias e três empates: Ponte Preta (5 x 2), Mirassol (2 x 2), São Bento (3 x 2), Santo André (4 x 1), Ituano (1 x 1) e Corinthians (1 x 1).
MUDANÇAS > Lesionados, Sidão, Bruno e Lucas Fernandes foram substituídos por Lucas Perri, Edimar e Thomaz para o mata-mata. As três mudanças foram motivadas por problemas médicos: o goleiro está com uma lombalgia, o lateral sofreu um entorse no tornozelo direito e o jovem meia se recupera de um estiramento no músculo posterior da coxa esquerda.