“Vamos tentar sair dessa situação que incomoda a todos, principalmente o torcedor são-paulino”. As palavras do técnico Rogério Ceni durante a coletiva de imprensa deste domingo (2), logo após o revés para o Flamengo (2 x 0), mostram que o treinador também está incomodado com o momento do Tricolor no Campeonato Brasileiro.
No atendimento à imprensa, ainda no Rio de Janeiro, o comandante avaliou o duelo com os cariocas e também falou sobre a situação da equipe na tabela. “Uma pontuação baixa atrapalha, porque o jogador entra em campo mais pressionado. E ainda pegamos uma sequência de dois jogos fora de casa contra o Flamengo e Santos, que será no próximo final de semana. Naquela bola parada, o Flamengo mudou o jogo que estava equilibrado”, disse o treinador, que completou.
“Montamos um time para neutralizar o meio de campo do adversário. Os dois Evertons gostam de jogar por dentro. Por isso, botamos três volantes, sendo um de contenção e dois que poderiam puxar contra-ataques. Na hora que saiu o gol, perdemos a concentração e tomamos o segundo gol. Aí fica difícil ter reação. Mas, mesmo assim procuramos o jogo no segundo tempo, tivemos chances, o Wellington Nem quase fez no final”, opinou.
Após o duelo no Estádio Luso Brasileiro, o Tricolor terá o clássico contra o Santos pela frente: no próximo domingo (9), às 19h (de Brasília), na Vila Belmiro. Com 11 pontos em 11 rodadas, o time são-paulino precisa de um resultado positivo para se distanciar das últimas colocações na competição nacional e, consequentemente, iniciar a briga pela parte de cima da tabela.
“Só com vitórias sairemos desta situação, não tem jeito. Tem de seguir trabalhando, fazendo a equipe se tornar mais forte dentro de campo e mentalmente. Não é bom frequentar em momento algum a zona de rebaixamento. Temos 28 rodadas pela frente e temos que buscar sair dessa situação. Enfrentei essa situação em 2013 como jogador e no ano passado como torcedor. É hora de unir forças, porque é uma zona desconfortável para se estar, assim como outros times também passaram por essa situação no início do campeonato”, afirmou Rogério, que acrescentou.
“Temos que reverter. Tem meio turno para reagir e depois começar com novo pensamento a partir do momento em que se distanciar do grupo. Só que, hoje, o Campeonato Brasileiro é mais equilibrado. Ao mesmo tempo em que você pode vencer Flamengo e Santos fora de casa, você pode ser surpreendido em casa por um time considerado mediano. Ainda vejo Palmeiras e Flamengo, que tem bastante caixa e jogadores. Um ou outro time podem ter tantos jogadores dentro e fora da equipe. Estamos promovendo a base, trazendo algumas contratações”, finalizou.